Confederação Brasileira realiza Clínica de Arbitragem durante a Copa Brasil de Clubes Sub-14


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



Foto: Divulgação/CBB.jpg

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou durante a Copa Brasil de Clubes Sub-14 Masculina, encerrada na noite de domingo (05 de maio), no Olympico Club, em Belo Horizonte (MG), uma Clínica de Arbitragem contando com os oficiais de quadra que estiveram atuando nesta importante competição de base. Os instrutores foram: Vander Lobosco Jr (CBB), Enaldo Batista (CBB) e Paula Tinoco (CBB),

De acordo com Lobosco Jr, durante a disputa foram selecionados árbitros de potencial, entre 19 e 27 anos, para desenvolvimento da categoria Nacional e árbitros com potencial para atuar em competições adultas nacionais. "O nosso objetivo foi dar consistência à filosofia de Arbitragem da FIBA e potencializar o individual de cada um, corrigindo suas fraquezas para alcançar a coesão. Tivemos, em especial, dois árbitros com 19 anos que já atuam no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino", explicou.

O instrutor de arbitragem relatou ainda que foram aplicadas dinâmicas de grupo para identificar os pontos fortes e fracos de cada árbitro. "Trabalhamos, especificamente, o desenvolvimento individual. Foram editados vídeos dos jogos, que serviram de material didático para o crescimento da equipe de Arbitragem de modo geral. Foi muito satisfatório ver a evolução da equipe durante os dias de competição e perceber também o interesse da maioria em querer chegar ao mais alto nível", explicou Vander.

A meta do departamento de arbitragem da CBB é que, em curto/médio prazos, alguns árbitros dessa equipe, especificamente, possam atuar de maneira estável em competições nacionais de alto nível. "Pude contar com os Instrutores da Confederação Brasileira, Enaldo Batista e Paula Tinoco, que além de supervisionar e analisar os jogos, realizaram o trabalho de comissário e feedbacks com a equipe de oficiais de mesa da Federação Mineira de Basketball (FMB)", finalizou Vander.

« Voltar