CBB, em parceria com a UERJ, inaugura o e-Museu Nacional do Esporte


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



Foto: Divulgação/CBB.jpg

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), inaugurou nesta quarta-feira (29 de maio), no Rio de Janeiro (RJ), o e-Museu Nacional do Esporte. Com o intuito de manter viva a história do basquete nacional, o acervo ficará disponível de forma acessível aos amantes da modalidade.

O espaço virtual, que é voltado para contar a história dos heróis do esporte brasileiro, reúne em um só lugar os acervos pessoais de atletas e de colecionadores públicos e privados. Na cerimônia de lançamento foi disponibilizado uma apresentação, em 3D, com troféus e medalhas, além de muitas fotos que exaltaram os grandes momentos do basquete nacional.

Estiveram presentes: Carlos Fontenelle (secretário-geral da CBB), Prof. Lamartine da Costa (UERJ), Neide Di Sordi (Arquivo Nacional), Bianca Gama Pena (gestora do e-Museu) e Ana Miragaya (Centro de Estudos Olímpicos do COI), além dos ex-atletas Benedicto Cícero Torteli e Edson Guimarães Campelo.

A mesa solene foi composta assim: Jorge Steinhilber (presidente do Conselho Federal de Educação Física); Felipe Bournier (secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro); Leonardo Rodrigues (secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro); Ruan Lira (secretário de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), além das forças armadas do Estado do Rio de Janeiro.

Para Carlos Fontenelle, o resgaste histórico é muito importante para o basquete brasileiro. "A comunidade do basquete esteve muito bem representada nesse encontro. Estou feliz por ter grandes parceiros, como os atletas e as Forças Armadas, que vêm trabalhando em conjunto pelo bem do basquete brasileiro. Seguindo o plano de gestão, dentro da nossa missão, estamos resgatando essas histórias do basquete. Nos dois últimos anos lutamos para recuperar imagens, fotos e troféus, justamente para compartilhar com esse projeto tão importante voltado à memória do esporte nacional", comentou Carlos Fontenelle.

"É uma honra muito grande fazer parte desse projeto e estar ao lado de tantas autoridades. Nós conseguimos reunir pessoas muito importantes neste momento. Isso aqui leva muitas esperanças para o desenvolvimento do esporte", acrescentou o Prof. Lamartine da Costa.

"Nós temos grandes heróis efetivamente na história do esporte brasileiro. E essa iniciativa, em guardar esses momentos, é uma grande conquista para nós e confederações. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos que participaram e fizeram esse projeto acontecer", relatou Maria Jorgina de Carvalho, professora da UERJ.

"Este é um projeto que vai trazer a base do que acreditamos, a ética. A minha esperança e o meu apoio são no sentido de ‘conte conosco, pois estaremos e estamos à disposição’. Através da cultura e da educação vamos construir um Brasil mais ético e honesto", completou o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber.

A plataforma permitirá que qualquer pessoa disponibilize material que faça parte da história do basquete, criando assim um grande acervo virtual, que poderá ser visualizado de qualquer lugar do mundo.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

« Voltar