Em constante evolução, Federação Goiana tem sido uma parceira fiel da Confederação Brasileira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email



Foto: Divulgação/FGB - Legenda: Moisés da Silva (técnico da AB Anápolis), Karin Abrão (secretário de esportes de Anápolis), Marcelo Sousa (diretor executivo da CBB), Roberto Naves (prefeito de Anápolis), Ely Pascoal (presidente da Federação Goiana) e Fernando Duran (vice-presidente da Federação Goiana).jpg

A Federação Goiana de Basketball (FGB) tem crescido bastante nos últimos anos, graças à eficaz e atuante gestão da diretoria comandada pelo presidente Ely Toscano Pascoal e pelo vice Fernando Duran. A entidade tem realizado anualmente os seus campeonatos, desde a base até o adulto, demonstrando crescimento contínuo.

Além desse avanço interno, a Federação Goiana tem realizado parcerias importantes com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e com o poder público. "Todo mundo se lembra do púbico recorde registrado em jogo do selecionado nacional masculino, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Isso ocorreu graças ao trabalho conjunto da Confederação Brasileira, com a Federação Goiana, que nos tem aberto as portas para muitas ações importantes", comentou Marcelo Sousa, diretor executivo da CBB.

"Com essa parceria afinada, já temos planejadas mais ações para o Estado de Goiás: treinamentos e amistosos da Seleção Adulta Masculina, na preparação para a Copa do Mundo, que serão realizados em Anápolis, cidade importante do interior do estado; e a realização do Campeonato Sul-Americano Sub-14 Masculino, que será disputado em Goiânia", complementou Sousa.

Para o presidente da Federação Goiana, os grandes eventos ajudam a elevar o nível do basquete local. "É uma grande satisfação trazer esses três eventos para Goiás que é o Sul-Americano Sub-14 Masculino, os treinos de nossa Seleção Masculina Adulta, que será em Anápolis, e o amistoso do selecionado adulto, no dia 07 de agosto, que também será em Goiânia, servindo de preparação para a Copa do Mundo da China. Nosso intuito com isso é desenvolver é incentivar ainda mais a prática de basquetebol no nosso estado", relatou.

"A nossa gestão na Federação Goiana sempre foi pautada pelas ações em prol do basquete, além de realizarmos nossos campeonatos estaduais, desde a base até o adulto ao longo do ano todo, com grande sucesso; a cada temporada contamos com mais equipes, principalmente as oriundas do interior. Nós sempre trouxemos para cá eventos nacionais, como 25 Campeonatos Brasileiros de base, seis edições da Copas Centro-Oeste e também trouxemos eventos internacionais, como o Super Four disputado pela Seleção Brasileira Adulta em preparação para Copa América, e também fizemos dois jogos da Seleção Brasileira Adulta pelas Eliminatória da Copa do Mundo da China", acrescentou Pascoal.

Temos sempre que agradecer aos nossos parceiros que estão ao nosso lado nesses projetos, como o Governo do Estado de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e a Prefeitura de Anápolis. Nesses novos projetos, temos que agradecer ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, e ao vereador Álvaro da Universo. No projeto de treinamentos do Brasil, os agradecimentos vão para o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e ao secretário de Esportes de Anápolis, Kim. Agora, em relação ao jogo do Brasil em Goiânia temos que agradecer ao governador Ronaldo Caiado, ao secretário de Esportes do Estado, Rafael Raif, e ao diretor da Secretária de Esporte, Maurício Fenner. A Federação Goiana tem sempre o intuito de, a cada ano, realizar um número maior de eventos, objetivando o crescimento do nosso esporte", complementou Ely.

O momento favorável da Federação Goiana se dá pelas parcerias firmadas com as prefeituras e com o Estado, que atendem aos pedidos e compreendem que a modalidade em Goiás é o segundo esporte, atrás somente do futebol. "Os grandes eventos que vêm acontecendo aqui se devem ao grande trabalho realizado em todo estado, mostrando a credibilidade para cada vez mais o esporte ser praticado. A Federação, hoje, divide o estado nas categorias de base por regiões, fase do interior que são sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19, nos naipes masculino e feminino", explicou Fernando Duran, vice-presidente da Federação Goiana.

"E também a fase da região metropolitana, classificando os dois melhores de cada categoria para o quadrangular final, que será realizado em Anápolis (GO), pela estrutura que tem. Serão 380 atletas em um só lugar, nos dias 15, 16 e 17 de novembro. A base começa em abril e termina em novembro, enquanto o adulto tem a Copa Goiânia, que acontece de abril a junho. Já no segundo semestre será disputado o Campeonato Goiano e teremos também os estudantis, privado e particular, Jogos Abertos de Goiás e a Copa Brasil Centro-Oeste. Além disso, fazemos o universitário e também as copas de veteranos 35+, 45+ e 55+", finalizou Duran.

« Voltar