UERJ lança nova plataforma para o eMuseu Nacional do Esporte; CBB é parceira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou oficialmente no último dia 19, o Museu Virtual do Esporte (eMuseu do Esporte), que receberá colaborações da população para perpetuar a história das várias modalidades esportivas e suas paixões e legados principais. Na abertura, foi inaugurada a primeira exposição temporária virtual intitulada Ciência x Mitos: lições da Copa de 1970 para o atual momento, com curadoria e acervo de Lamartine da Costa, professor da pós-graduação de Educação Física da Uerj e idealizador do projeto junto com a pesquisadora Bianca Gama.

Além desta, o eMuseu terá outras sete exposições temporárias, com uma dedicada ao basquete brasileiro. A CBB, inclusive, é parceira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde o protótipo do eMuseu, e também estará na galeria permanente, a partir de junho, quando será lançado o novo layout do projeto.

Bianca Gama detalha que a ideia, nascida nas aulas de doutorado, se transformou em um projeto incubado no Departamento de Inovação da Uerj (InovaUerj), com objetivo de dar visibilidade a iniciativas e pessoas ligadas ao esporte em geral.

- A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta - salientou Bianca.

Conhecendo o salão

O eMuseu do Esporte terá galerias permanentes e, a partir de junho, oferecerá visitas virtuais aos interessados. Das galerias permanentes que serão criadas, quatro são de confederações brasileiras desportivas, sendo uma da CBB.

- Quer dizer, o próprio esporte formal do Brasil aderiu à ideia. Temos aí uma potência proximamente - disse Lamartine Costa.

« Voltar