José Neto convoca 17 atletas para o Pré-Olímpico das Américas, em Bahía Blanca


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima e bronze na AmeriCup, a seleção feminina de basquete vai para mais uma batalha em busca da vaga olímpica em Tóquio 2020. Nesta sexta-feira, o técnico José Neto convocou 17 atletas para a preparação visando o Pré-Olímpico das Américas, entre os dias 14 e 17 de novembro, em Bahía Blanca, na Argentina. Serão cinco cortes e 12 vão viajar para a disputa.

- Conhecemos bem os adversários, sabemos a dificuldade que vai ser. É uma vaga só, os Estados Unidos já estão classificados para a Olimpíada, então temos que brigar para seguir na briga por um lugar em Tóquio. Vamos nos preparar para termos condição de conquistar essa vaga, mas principalmente para seguir no desenvolvimento da seleção - explicou o técnico José Neto.

A base do grupo é o mesmo, com a volta da jovem Stephanie, que jogou o Pan, mas não esteve na AmeriCup em Porto Rico, além da chegada de Jennifer Nonato, Juliana e Vitória, que são convocadas pela primeira vez por essa comissão técnica. Lays (medalha de ouro em Lima) e Maria Carolina, já treinaram em etapas anteriores.


Foto: Divulgação/FIBA.jpg

Também estão no grupo nomes como a experiente Érika de Souza, Damiris, Clarissa, Patty Teixeira, Tainá Paixão, Isabella Ramona e Tati Pacheco. A apresentação será no dia 1º de novembro, no Rio de Janeiro. As atletas que atuam no exterior vão se apresentar no decorrer da preparação por conta da data FIBA de liberação dos clubes. Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar o calendário detalhado de preparação da seleção e local de trabalho.

- A convocação é bem enxuta. Apesar de serem 17 jogadoras, quatro vão se apresentar praticamente para ir para a competição. São atletas que estão fora do país. Já sabíamos disso e acontece com todas as seleções que têm jogadoras atuando fora do Brasil. Para treinar, teremos 13 jogadoras nesse período para podermos trabalhar. Reduzimos o número para aproveitar aquilo que já temos de bagagem, tanto da preparação da AmeriCup e do Pan de Lima. Teremos que usar isso para dar uma sequência no trabalho - contou o técnico José Neto.

O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico das Américas, e jogará contra Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Como caiu na chave das americanas, classificadas para Tóquio 2020, apenas uma das três equipes além dos Estados Unidos irá se classificar para o Pré-Olímpico Mundial, pois o outro posto é das atuais campeãs olímpicas e mundiais. No Grupo A estão Canadá, Cuba, República Dominicana e Porto Rico. Desta chave, sim, sairão duas classificadas.

- O torneio tem uma importância grande não só para termos uma possibilidade de continuar brigando por uma vaga na Olimpíada de Tóquio, mas pela continuidade do processo. Então, estamos seguindo nesse processo com a seleção, com as jogadoras. É um tempo curto entre uma competição e outra, e vamos aproveitar o que já trabalhamos para o Pan-Americano e AmeriCup, para agregar poucas coisas nesse torneio duro - citou Neto.

O Pré-Olímpico Mundial acontecerá de 2 a 10 de fevereiro, em local a ser definido. O torneio terá seis seleções da Europa (Espanha, França, Grã-Bretanha, Suécia e Bélgica), quatro das Américas (EUA e mais três), quatro da Ásia/Oceania (o Japão e mais três) e duas da África, somando 16 seleções no torneio e 14 em busca de dez vagas em Tóquio 2020, já que o Japão, por ser país-sede, também está classificado para a Olimpíada.

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA

Armadoras Alana Gonçalo da Silva (Santo André/Apaba) Débora Fernandes da Costa (SESI Araraquara) Lays da Silva (Vera Cruz Campinas)

Ala/Armador Isabela Ramona Lyra Macedo (Uninassau) Patrícia Teixeira Ribeiro (Vera Cruz Campinas) Tainá Mayara da Paixão (Sampaio Basquete)

Ala Raphaella Monteiro da Silva (Ituano) Tatiane Pacheco Nascimento (Ituano)

Ala/pivô Clarissa Cristina dos Santos (Lyon Asvel-FRA) Damiris Dantas do Amaral (Busan BNK Sum-KOR) Mariana Moura Queiroz Dias (Vera Cruz Campinas) Stephanie Carmen Soares (The Master's University-EUA) Vitória Maria Domingos Marcelino (Sampaio Basquete)

Pivô Erika Cristina de Souza (San Sebastián-ESP) Jennifer Nonato Calixto (Pró-Esporte Sorocaba) Juliana Souza Maria (Vera Cruz Campinas) Maria Carolina Ferreira de Oliveira (Pró-Esporte Sorocaba)

« Voltar