Érika de Souza e Jefferson Socas ganham o Prêmio Brasil Olímpico 2019


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Comitê Olímpico do Brasil divulgou nesta sexta-feira, 1º de novembro, os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico, o PBO 2019. No basquete, os vencedores foram a pivô Érika de Souza no 5x5 e Jefferson Socas no 3x3. A dupla foi eleita por um colegiado eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte. A premiação será entregue a dupla e a outros 54 atletas no dia 10 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.


Jefferson Socas e Érika de Souza foram os vencedores do PBO 2019. Foto: Divulgação/FIBA.jpg

Em 2019, Jefferson Socas disputou a Copa do Mundo pelo Brasil, em Amsterdã, na Holanda. Também atuou nos Jogos Pan-Americanos e disputou o Campeonato Brasileiro de 3x3, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball. Ele é de Joinville e disputou seis temporadas da Liga Nacional de Basquete.

- A emoção é indescritível. Estou muito feliz, uma honra imensa receber esse prêmio. Todo esforço e dedicação durante o ano foi coroado com essa notícia. O ano de 2019 foi muito bom, conseguimos demonstrar a força do 3x3 brasileiro, saber que estamos no caminho certo para colocar o Brasil cada vez mais alto na modalidade. Foram muito torneios internacionais e muita experiência adquirida - disse Socas.

Já Érika de Souza, 37 anos, de longa data nas seleções brasileiras, foi campeã Pan-Americana pelo país em Lima 2019, tirando a seleção de uma fila que vinha desde 1991.

- Eu estou muito emocionada. É a primeira vez em 22 anos que ganho esse prêmio. Estou feliz. Ser reconhecida aos 37 anos. Nossa, sem palavras - disse a atleta.

Presidente do COB, Paulo Wanderley falou sobre o evento, que completa 21 anos em 2019.

- Na cerimônia em que o Prêmio Brasil Olímpico completará 21 anos, o COB vai celebrar a melhor campanha da história do país em Jogos Pan-americanos. Todos os 260 atletas que conquistaram nossas 169 medalhas na competição receberão uma homenagem especial -", disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

O basquete também terá outro papel de destaque no PBO 2019. Além da premiação aos melhores de 2019, o Prêmio Brasil Olímpico deste ano homenageará mais seis ídolos do esporte nacional com a inclusão de seus nomes no Hall da Fama do COB: Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800m em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988; ; e os já falecidos Guilherme Paraense, atirador, primeiro campeão olímpico do país na história dos Jogos Olímpicos, em Antuérpia 1920; João do Pulo, bronze olímpico no salto triplo em Montreal 1976 e Moscou 1980; Maria Lenk, nadadora, primeira mulher sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932; e Sylvio Magalhães Padilha, primeiro sul-americano a disputar uma final olímpica no atletismo, nos 400m com barreiras, em Berlim 1936.

« Voltar