Débora, Neto e Rapha visitam projeto AMAR na primeira ação do CBB Cuida


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O sorriso no rosto das crianças era a senha do dia. Nesta terça-feira, o Projeto AMAR, em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, viveu um dia diferente. Antes do treino, os meninos e meninas receberam a visita do técnico da seleção feminina adulta José Neto e das atletas Débora Costa e Raphaela Monteiro. Os três bateram bola com os pequenos, deram atenção, contaram um pouco das suas histórias no basquete e aproveitaram para doar oito bolas femininas da Spalding, fornecedora oficial da Confederação Brasileira de Basketball.


Crianças do Projeto AMAR posam com jogadoras da seleção. Foto: Divulgação/CBB.jpg

A ação inaugurou o projeto CBB Cuida, que visa aproximar as seleções brasileiras da sociedade com atividades pontuais em ações sociais e projetos de basquete Brasil afora. No futuro, a Confederação Brasileira de Basketball pretende ainda ampliar suas ações com clínicas e cursos, além da chancela de projetos ao redor do país com o selo CBB Cuida.

O Projeto AMAR recebe cerca de 80 crianças três vezes por semana para treinos de iniciação no basquete. Delas, 42 são meninas, que treinam do sub-9 ao sub-16. O trabalho começou em parceria com uma igreja evangélica da região, em 2016, e tem como objetivo dar a possibilidade de prática esportiva para jovens da região. Do Projeto AMAR já saíram atletas para clubes de São Paulo e também para outros times do Rio de Janeiro.


Crianças do Projeto AMAR conversam com jogadoras da seleção. Foto: Divulgação/CBB.jpg

- A visita das jogadoras da seleção e do técnico Neto é uma oportunidade única para essas crianças. Eles não têm essa oportunidade no dia a dia deles. Eu tenho certeza que essa visita, essa atenção que elas tiveram, vão contar na escola, falar para os amigos. E eles vão levar isso para o resto da vida deles. As bolas também vieram em ótima hora. Estávamos precisando - contou Thiago Fonseca, instrutor do Projeto AMAR.

José Neto aproveitou a oportunidade para dar um treininho para as crianças. Já com as bolas novas, colocou Rapha e Débora para marcar a turma, que tentava ir para a cesta. A brincadeira durou cerca de 30 minutos.

- Projetos como esse são muito importantes para popularizar ainda mais o basquete, para dar oportunidade para essas crianças e também para mostrar a importância da CBB. É muito legal o início dessa iniciativa e quem sabe aqui do Projeto AMAR não sai um jogador para a seleção brasileira no futuro - contou Neto.


Crianças do Projeto AMAR treinaram com o técnico José Neto. Foto: Divulgação/CBB.jpg

Débora Costa também falou do seu passado no basquete. Lembrou que era vista como pequena para a modalidade, mas se superou e hoje está na seleção brasileira.

- Eu já estive no lugar de vocês. No meu começo, falavam que eu era pequena demais para jogar basquete. Mas isso só me deu ainda mais força e motivação para continuar treinando e chegar onde eu cheguei. Se eu consegui, vocês também podem conseguir, eu tenho certeza - citou Débora.

Rapha aproveitou a chance para lembrar sua história. Carioca do Irajá, ela também já passou por um projeto social, na Mangueira. Hoje na seleção, ela mostrou que qualquer um pode vencer.

- Assim como vocês estão hoje, eu já estive em um projeto social. E consegui conquistar tudo isso. Se eu consegui, vocês também podem conseguir. Eu fico muito feliz de estar aqui, porque sei da importância de uma ação como essa. Eu espero que vocês não desistam dos seus sonhos e trabalhem muito para conseguir - garantiu Rapha.

A seleção feminina segue os treinos no Rio de Janeiro visando Pré-Olímpico das Américas, dos dias 14 a 17 de novembro. A seleção encara EUA, Colômbia e Argentina em busca de um lugar no Pré-Olímpico Mundial, em fevereiro de 2020. Como os EUA estão classificados para Tóquio 2020, o Brasil precisa obrigatoriamente ser melhor que Argentina e Colômbia para se classificar para o torneio que dá vaga nos Jogos Olímpicos.

« Voltar