Departamento de Arbitragem da CBB roda o Brasil no 1º trimestre de 2025
Basquete se resolve dentro de quadra, mas, para que a modalidade siga crescendo em todo o Brasil, o Departamento de Arbitragem da CBB tem trabalhado diariamente pelo surgimento de novos árbitros, além do desenvolvimento do quadro atual, com cursos, palestras, treinamentos, clínicas e muito mais, conforme relatório do primeiro trimestre de 2025, atingindo quase mil profissionais.
Gerente de Arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball, Enaldo Souza rodou o país nos primeiros meses do ano, passando pelas regiões Sul, Norte, Nordeste e Sudeste, e seguirá assim até o fim do ano.
Os trabalhos começaram com um Worshop em Belo Horizonte, e de lá para cá o Departamento esteve em Florianópolis, Rio de Janeiro, Manaus, entre outros. Também foram realizadas Clínicas online no Nordeste, com participantes de AL, BA, PE, PB, RN, AC, SE, PI, MA, somando mais de 300 participantes.
Ao lado das Federações Estaduais e do Instituto Basquete Brasil, também aconteceram Clínicas online com a Federação Mineira, LBF, Federação Gaúcha, Federação do Rio de Janeiro e Associação de Árbitros de Basketball Master. Em Minas, também houve WorkShop da FIBA.
Durante as ações, são repassadas informações sobre as mudanças na regra, com atualizações da FIBA, e oportunidades para formação de árbitros e oficiais de mesa. Neste período, Enaldo Souza também foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina por sua gestão à frente do departamento e sua história na modalidade.
- Temos muito trabalho pela frente, mas temos certeza que estamos no caminho certo, trabalhando diariamente para que os árbitros brasileiros se apresentem cada vez melhor. A prova disso é a presença constante de Brasileiros nas janelas FIBA e nos Mundiais de base e adulto - citou Enaldo.
Fonte: Assessoria CBB