Tainá Paixão dá lugar à Bella Nascimento na lista para o Tour Brasil na WNBA
Tem mudança na Seleção Brasileira feminina para o Tour da WNBA. Tainá Paixão, machucada, dá lugar à Bella Nascimento, que atua pela universidade de William & Mary. O Brasil enfrenta Chicago Sky e Indiana Fever, nos EUA, nos próximos dias 2 e 4 de maio.
Lesionada, a armadora Tainá Paixão, do Sampaio Corrêa-MA, ficará 15 dias fora das quadras, e dá lugar à jovem que se destacou na NCAA nesta temporada.
Além de Bella Nascimento, completam a lista Iza Nicoletti, Cacá Martins, Emanuely, Vitória Marcelino, Ayla, Taissa, Manu Alves, Catarina Ferreira, Aline Moura, Licinara e Iza Varejão.
O Brasil viaja nesta segunda, dia 28, rumo aos EUA. Os treinos serão apenas nas cidades dos duelos. Os jogos acontecem nos dias 2 de maio, contra o Chicago Sky, em Baton Rouge, na Louisiana, às 21h de Brasília; e depois no dia 4 de maio, em Iowa City, às 17h de Brasília, diante do Indiana Fever. O Brasil volta no dia 5 e chega ao país no dia 6 de maio.
- Essa é uma tremenda oportunidade para o nosso time competir contra algumas das melhores atletas do mundo. Essas experiências de altíssimo nível nos ajudam no processo de conseguir grandes resultados. Estamos realmente empolgados - citou a técnica do Brasil, Pokey Chatman, que tem Léo Figueiró como assistente número 1 e terá também a companhia de Bruno Guidorizzi, treinador do Corinthians na LBF, como segundo assistente.
O Chicago Sky conta com a brasileira Kamilla Cardoso, terceira escolha do último Draft. A pivô vai para a sua segunda temporada na WNBA, depois de brilhar com dois títulos da NCAA por South Carolina. Pelo Brasil, Kamilla foi do Quinteto Ideal do último Pré-Olímpico, em Belém, no Pará, e antes, campeã da AmericupW.
Já o Indiana Fever é a casa da ala/pivô Damiris Dantas, experiente atleta com mais de uma passagem pela WNBA e que tem no currículo com a Seleção um pódio em Mundiais de base, além das Olimpíadas de 2012 e 2016, e dezenas de torneios internacionais, fora a AmericupW.
Por conta dos regulamentos da WNBA, atletas e técnicos em contrato com franquias da liga não podem enfrentar seus times ou outra equipe da W. Portanto, Kamilla e Damiris, caso atuem, estarão em quadra por Chicago Sky e Indiana Fever. E Pokey não poderá comandar Brasil.
O “Tour Brasil na W” faz parte do planejamento da CBB para o ciclo Los Angeles 2028 para a Seleção Brasileira feminina, visando amistosos de alto nível para as atletas, além de maior experiência internacional. O projeto começou com a chegada de Pokey Chatman ao comando da equipe, treinadora com mais de uma década seguida na WNBA.
Convocação
Bella Nascimento - William & Mary
Iza Nicoletti - Fairfield-EUA
Caca Martins - Sampaio-MA
Catarina Ferreira - Oregon State-EUA
Emanuely Oliveira - SESI/Araraquara-SP
Vitória Marcelino - SESI/Araraquara-SP
Ayla McDowell - South Carolina-EUA
Taissa Queiroz - North Carolina-EUA
Aline Moura - Beroe Stara Zagora-BUL
Iza Varejão - Syracuse-EUA
Licinara - Corinthians-SP
Manu Alves - IMG Academy/Illinois-EUA
Fonte: Assessoria CBB