Sorteio da AmeriCup será realizado pela FIBA no dia 26 de março


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O sorteio oficial para a AmeriCup 2025, nos naipes masculino e feminino, será realizado na quarta-feira, 26 de março, em Miami, conforme anunciado pelo Escritório Regional da FIBA nas Américas.

A FIBA AmeriCup Masculina 2025 está marcada para 22 a 31 de agosto no Polideportivo Alexis Argüello em Manágua, Nicarágua. Esta será a 20ª edição do principal torneio de seleções masculinas nas Américas. A Nicarágua, como país-sede, teve uma vaga automática, enquanto os países restantes participantes são Brasil, Argentina, Bahamas, Canadá, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. As 12 seleções nacionais serão divididas em quatro potes, cada um contendo três esferas.

Pote 1: Estados Unidos, Canadá e Nicarágua

Pote 2: Argentina, Brasil e Porto Rico

Pote 3: República Dominicana, Venezuela e Uruguai

Pote 4: Bahamas, Colômbia e Panamá

Durante a Fase de Grupos, cada equipe jogará uma partida contra todas as outras equipes dentro de seu grupo. As duas melhores equipes de cada grupo, juntamente com as duas melhores terceiras colocadas, avançarão para as Quartas de Final. As oito equipes que avançarem para as Quartas de Final serão classificadas de 1 a 8 com base em sua posição final na Fase de Grupos. Os vencedores das Quartas de Final avançarão para a rodada das semifinais, onde competirão por uma vaga no jogo da medalha de ouro, enquanto as equipes perdedoras jogarão pela Medalha de Bronze

Já a FIBA Americup 2025 feminina será em Santiago. O Centro de Esportes Coletivos do Chile sediará o torneio, que acontecerá de 28 de junho a 6 de julho, com 10 seleções nacionais: Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, México, Porto Rico, Estados Unidos e o país anfitrião, Chile. As 10 equipes participantes serão divididas em cinco potes, cada um contendo duas esferas.

Pote 1: El Salvador e Chile

Pote 2: EUA e Canadá

Pote 3: Brasil e Porto Rico

Pote 4: Colômbia e Argentina

Pote 5: República Dominicana e México

Durante a Fase de Grupos, cada equipe jogará uma partida contra cada oponente em seu grupo. As quatro melhores equipes de cada grupo avançarão para as Quartas de Final. Os oito Quartas de Final serão pareados com base em sua classificação final na Fase de Grupos. Os vencedores das quartas de final avançarão para a rodada semifinal, onde competirão por uma vaga no jogo da medalha de ouro, enquanto os times perdedores jogarão pela Medalha de Bronze. A AmeriCup feminina, o torneio de seleções femininas mais prestigiado do continente, será realizado pela 18ª vez. O Brasil é o atual campeão, tendo conquistado o título no México 2023.

Fonte: FIBA

« Voltar