Guy Peixoto recebe o Prêmio Prata da FIBA em reconhecimento ao seu impacto no basquete brasileiro
O Presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Guy Peixoto, recebeu o Prêmio Prata da FIBA, sendo homenageado por seus serviços ao basquete brasileiro. Ele foi presenteado com o prêmio nesta semana na Patrick Baumann House of Basketball, em Mies, Suíça, pelo Secretário Geral da FIBA, Andreas Zagklis. Guy é apenas o segundo mandatário de uma federação nacional a receber a premiação nos últimos dez anos.
Eleito presidente em março de 2017, quando a Confederação Brasileira estava suspensa pela FIBA e sendo gerida por uma Força-Tarefa, Guy Peixoto supervisionou o progresso e crescimento da Confederação, tanto em aspectos esportivos quanto organizacionais. Sob sua liderança, a CBB reorganizou suas estruturas administrativas e financeiras e voltou com sucesso aos seus desafios internacionais, tanto como organizadora quanto como participante: o Brasil sediou o evento principal das Américas da FIBA, a FIBA AmeriCup 2022, sob protocolos contra a Covid, e o Torneio Pré-Olímpico Feminino da FIBA em 2024, em Belém.
A Seleção feminina do Brasil venceu a FIBA AmeriCup 2023 e, sob o comando da renomada técnica Pokey Chatman, tem planos de retornar ao palco olímpico com uma nova geração de atletas, enquanto a Seleção masculina surpreeendeu os favoritos da casa, Letônia, no Torneio de Pré-Olímpico Masculino da FIBA 2024, em Riga, e depois competiu nos Jogos Olímpicos de Verão na França, alcançando as quartas de final do principal torneio de basquete do planeta.
- Confesso que não esperava essa homenagem, mas estou muito feliz pelo reconhecimento ao trabalho e pela lembrança. E pela FIBA sempre estar ao lado do basquete brasileiro. Agradecer ao Andreas e a todos da FIBA - disse Guy Peixoto, presidente da CBB.
Guy, um empresário de sucesso, foi jogador de clubes brasileiros como Remo, Paysandu, Monte Líbano e Sport Club Corinthians Paulista. Conquistou vários campeonatos no Brasil e também teve a honra de jogar pela seleção nacional, que ficou em segundo lugar na primeira edição da Copa do Mundo FIBA U19 de Basquete em 1979 e no Campeonato Sul-Americano Masculino de 1983. Ele concluirá seu bem-sucedido mandato na presidência da CBB em março de 2025.
Fonte: Assessoria CBB