Brasil divulga pré-lista da Seleção feminina para o Tour da WNBA
A Seleção Brasileira feminina de basquete divulgou a pré-lista de atletas convocadas para o Tour da W, quando o Brasil encara o Indiana Fever e o Chicago Sky, nos Estados Unidos. Ao todo, 20 atletas constam na lista da comissão técnica liderada por Pokey Chatman. Dessas, 12 viajam para os confrontos que marcam o começo do ciclo Los Angeles 2028 e também o início da preparação para a AmericupW de junho, em Santiago, no Chile.
Aparecem na Seleção adulta pela primeira vez jovens prospectos como Ayla McDowell, Aaliyah Guyton, Heloísa Carrera e Manu Alves, além do retorno de Mica Cavalcanti, todas sub-19 e que devem estar na próxima Copa do Mundo da idade. Também surge Iza Varejão, pivô e sobrinha de Anderson Varejão, ex-Seleção, e outras jovens, como Lorena Barbosa, Iza Nicoletti, Maria Albiero e Taissa Queiroz.
Nomes experientes também estão na lista, como Tainá Paixão, Cacá, Emanuelly, Sassá, Sossô, Vitória Marcelino, Ramona, Thayná, Aline e Licinara.
Os jogos acontecem nos dias 2 de maio, contra o Chicago Sky, em Baton Rouge, na Louisiana, às 16h de Brasília; e depois no dia 4 de maio, em Iowa City, às 14h de Brasília, diante do Indiana Fever.
-Essa é uma tremenda oportunidade para o nosso time competir contra algumas das melhores atletas do mundo. Essas experiências de altíssimo nível nos ajudam no processo de conseguir grandes resultados. Estamos realmente empolgados - citou a técnica do Brasil, Pokey Chatman.
O Chicago Sky conta com a brasileira Kamilla Cardoso, terceira escolha do último Draft. A pivô vai para a sua segunda temporada na WNBA, depois de brilhar com dois títulos da NCAA por South Carolina. Pelo Brasil, Kamilla foi do Quinteto Ideal do último Pré-Olímpico, em Belém, no Pará, e antes, campeã da AmericupW.
Já o Indiana Fever é a casa da ala/pivô Damiris Dantas, experiente atleta com mais de uma passagem pela WNBA e que tem no currículo com a Seleção um pódio em Mundiais de base, além das Olimpíadas de 2012 e 2016, e dezenas de torneios internacionais, fora a AmericupW.
Por conta dos regulamentos da WNBA, atletas em contrato com franquias da liga não podem enfrentar seus times ou outra equipe da W. Portanto, Kamilla e Damiris, caso atuem, estarão em quadra por Chicago Sky e Indiana Fever.
O “Tour Brasil na W” faz parte do planejamento da CBB para o ciclo Los Angeles 2028 para a Seleção Brasileira feminina, visando amistosos de alto nível para as atletas, além de maior experiência internacional. O projeto começou com a chegada de Pokey Chatman ao comando da equipe, treinadora com mais de uma década seguida na WNBA.
Pré-lista - Seleção Feminina
Tainá Paixão - Sampaio-MA
Iza Nicoletti - Fairfield-EUA
Caca Martins - Sampaio-SP
Maria Albiero - Oaklands Wolves-GBR
Aaliyah Guyton - Iowa Hawkeyes-EUA
Mica Cavalcanti - DME Academy-EUA
Emanuely Oliveira - SESI/Araraquara-SP
Vitória Marcelino - SESI/Araraquara-SP
Ayla McDowell - South Carolina-EUA
Taissa Queiroz - North Carolina-EUA
Isa Ramona - Nika-RUS
Gabriela Sossô - SESI/Araraquara-SP
Lorena Barbosa - University San Francisco-EUA
Thayná Silva - Celje-SVN
Sassá Gonçalves - Sampaio-MA
Iza Varejão - Syracuse-EUA
Licinara - Corinthians-SP
Manu Alves - IMG Academy-EUA
Aline Moura - Beroe Zagora-BUL
Heloísa Carrera - Ole Miss-EUA
Fonte: Assessoria CBB