Brasil estreia no Pré-Olímpico de basquete diante de Montenegro


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Chegou a hora de estrear no Pré-Olímpico de basquete masculino. Após três semanas de trabalho, somando Blumenau, Zagreb, Opatija, Liubliana e agora Riga, o Brasil entra em quadra em busca de um lugar na Olimpíada de Paris 2024. O primeiro desafio na Letônia será Montenegro, da escola da extinta Iugoslávia, e rival conhecido. O jogo será nesta terça, dia 2, às 9h30, com transmissão ao vivo na ESPN e Disney Plus. 

Montenegro foi rival do Brasil em amistoso de preparação em 2019 e na Copa do Mundo do mesmo ano, com duas vitórias brasileiras. A equipe conta com o veterano Vucevic, da NBA. 

E o Brasil chega completo, já que conseguiu recuperar o armador Yago, que sofreu uma contratura muscular no começo de junho, pelo Estrela Vermelha, e o também armador Raul, que havia sofrido um desconforto muscular no amistoso diante da Eslovênia. 

- Corremos contra o tempo para termos todos saudáveis e conseguimos. Chegamos nesse primeiro jogo com todos os atletas. Montenegro é um time que conhecemos e que sabemos os pontos fortes. Neste torneio, temos que pensar jogo a jogo e agora é Montenegro - citou o técnico Aleksandar Petrovic. 

Quem não esconde a satisfação por estar em quadra é o armador Yago. O atleta se lesionou no Estrela Vermelha no início do último mês e era dúvida até o último dia antes da data limite de inscrições. Yago passou por câmera hipérbarica, fez fisioterapia até dormindo, e conseguiu se recuperar antes do tempo previsto para estar em quadra. 

- Muito feliz de poder estar em quadra com meus amigos. O sacrifício deu certo. Agora é lutar para vencer e estar em Paris, que é o que todos queremos. Um jogo de cada vez - garante o armador. 

O segundo duelo a acontece no dia 4, às 13h30, contra Camarões. Caso avance às semifinais, o Brasil pega a Letônia, Geórgia ou Filipinas. A semifinal será no dia 6, com decisão no dia 7. Apenas o campeão avança para Paris 2024.

Na preparação, o Brasil venceu a Polônia por 91 a 75, perdeu da Croácia por 91 a 81 e caiu para a Eslovênia por 86 a 80. Jogos na Croácia e na Eslovênia.

Convocação Pré-Olimpico Riga 2024

Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago dos Santos - Estrela Vermelha-SRB
Raulzinho - Free agent
Georginho - SESI Franca
Didi Louzada - Flamengo- BRA
Vitor Benite - Zunder Palencia-ESP
Leo Meindl - Tokyo-JPN
Gui Santos - Golden State Warriors-EUA
Lucas Dias - Sesi Franca-BRA
Bruno Caboclo - Partizan-SRB
João Marcelo “Maozinha” - Free Agent
Cristiano Felicio - CB Granada-ESP

Comissão técnica

Diretor técnico - Victor Mansure
Administrador - Duda Machado
Técnico - Aleksandar Petrovic
Assistentes técnicos - Tiago Splitter, Hélio Rubens Garcia, Demétrius Ferraciú e Bruno Savignani
Preparador físico - Bruno Nicolaci
Diretor de Saúde e Performance - Carlos Vicente Andreoli
Médico - Paulo Szeles
Fisioterapeutas - Rafael Plein e Bruno Secco
Apoio técnico - Paulo Henrique Pereira da Silva
Gerente de Comunicação - Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar