Em seu segundo dia, X Seminário Nacional revisita história olímpica e pensa no futuro


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O X Seminário Nacional de Formação Esportiva, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), abriu nesta terça-feira (25) mais um dia de debates sobre os papéis de Clubes no desenvolvimento do esporte no país.

Quem abriu o dia foi o jornalista esportivo Álvaro José, que discursou sobre os últimos 40 anos de Jogos Olímpicos e fez um paralelo sobre a importância que os Clubes tiveram nestes ciclos, dando o suporte necessário para os competidores brasileiros.

“A palestra foi focada na minha experiência de 11 Olimpíadas e tudo aquilo que os clubes puderam fazer para que a performance fosse significativa. Temos grandes exemplos de equipes que foram extremamente relevantes nesse período, como Pinheiros, Flamengo e São Paulo. Nós não teríamos esporte olímpico no Brasil sem eles e precisamos enaltecer o esforço desses Clubes”, exaltou Álvaro sobre o painel.

O jornalista também foi convidado para participar em seguida de um bate-papo com medalhistas olímpicos do Brasil. André Heller, do vôlei, Emanuel Rego, do vôlei de praia, e Lars Grael, da vela, puderam conversar e reviver momentos olímpicos, além de compartilhar suas conquistas e experiências em Olimpíadas. 

Já na parte da tarde, o destaque ficou por conta do painel comandado por Arialdo Boscolo, Secretário-Geral do Conselho Consultivo do CBC. Ele esteve com outros gestores da entidade, como o Gerente de Esportes e Competições, Matheus Thetonio, a Gerente de Projetos Esportivos, Milena Bastos, o Gerente de Esportes e Relações Institucionais, Emerson Appel, e o Gerente de Esportes, Comunicação e Tecnologia, Diego Tonietti, na qual falaram sobre os 10 anos do Programa de Formação de Atletas, destacando os acertos até aqui e projetando perspectivas para o futuro.

“É uma iniciativa que, desde o início, precisou enfrentar diversos desafios. No entanto, hoje consideramos que esse projeto teve o seu objetivo atingido, ao conseguir levar recursos para clubes de todos os cantos do país. Podemos ver os resultados agora, com tantos atletas prontos para poder competir por medalhas em mais uma Olimpíada”, explica Arialdo.

O início da noite foi reservado para homenagens. O CBC entregou placar de agradecimentos aos Clubes que estão no Programa desde o primeiro ano, mostrando a evolução e o desenvolvimento dentro de cada um deles, e ainda, compartilhando o quanto o apoio do CBC foi importante para essas conquistas. Das mãos dos membros da Diretoria do CBC, os responsáveis técnicos e diretores dos Clubes subiram ao palco para receber suas homenagens.

Ao todo, por dia, mais de 550 pessoas já marcaram presença nesta edição do Seminário Nacional de Formação Esportiva. O evento é promovido anualmente pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC.

Fonte: Assessoria CBC

« Voltar