Alberto Maciel Junior é eleito vice-presidente do COB


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Alberto Maciel Júnior é o novo vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com a participação de 14 integrantes da Comissão de Atletas e 26 Presidentes e/ou representantes legais das Confederações de modalidades olímpicas, a Assembleia Geral Eletiva da entidade, realizada nesta segunda-feira, 27/05, no Rio de Janeiro, elegeu por aclamação o atual presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

“Estou muito satisfeito com o processo que foi realizado de maneira harmônica como o momento exigia. O vice-presidente é responsável por apoiar e ajudar nas atividades de um Presidente. Estávamos precisando dessa reposição. O Maciel tem muito a somar nessa gestão, com sua experiência em diversas funções dentro do Movimento Olímpico e sua liderança exitosa à frente da CBTKD”, disse o Presidente Paulo Wanderley, que conduziu a Assembleia ao lado do Diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, e do Diretor Jurídico, Luciano Hostins.

“Aqui está um apaixonado pelo esporte, uma pessoa que é de um Estado pequeno e distante, mas que sempre teve grandes sonhos. Sempre buscou e se entregou com muito amor em tudo o que se dedicou. Gostaria de dizer a vocês que estamos num momento muito especial. Faltam apenas dois meses para os Jogos Olímpicos e precisamos ter uma comunidade unida, um COB unido em busca de uma participação boa nos Jogos. O sarrafo está alto, mas buscar se superar faz parte da nossa rotina”, declarou Alberto Maciel Junior em seu discurso de posse.

Alberto, que começou na modalidade em 1991, é Grão Mestre de Taekwondo 7º DAN pela World Taekwondo, Educador Físico, Fisioterapeuta e Empresário. Foi Presidente da Federação Amapaense de Taekwondo ente 2002 e 2009; técnico da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo de 2004 a 2009; coordenador técnico da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo de 2010 a 2012; técnico da Seleção Brasileira Adulta de Taekwondo de 2013 a 2016. Como treinador, conduziu atletas a medalhas no Mundial de 2015, nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Depois, foi convidado para ser Secretário de Estado do Esporte e Lazer do Amapá, cargo que ocupou até 2018. Além de Presidente da CBTKD, foi membro do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil até o começo deste ano e integra o Conselho Executivo da União Pan-americana de Taekwondo desde 2021.

“O COB busca todos os dias a excelência e eu serei mais um em busca desse objetivo: de conquistar ainda mais medalhas e seguir elevando o patamar do esporte olímpico do Brasil. Podem ter certeza que estou aqui para ajudar e muito comprometido com o esporte olímpico brasileiro”, disse Alberto Maciel Júnior, que contou com a presença do filho representando a família.

Alberto ocupa o cargo que havia ficado vago depois que Marco La Porta renunciou em março. No dia 22 de abril de 2024, o COB lançou um Edital de Convocação para inscrições de candidatos interessados na vaga de vice-presidente. Durante o período de inscrição, apenas uma candidatura foi apresentada.

A checagem de integridade do candidato foi realizada por uma empresa terceirizada e submetida ao Comitê de Integridade do COB. Com base neste relatório, tanto o Comitê de Integridade quanto o Conselho de Ética do COB aprovaram a candidatura por unanimidade. Maciel ocupará o cargo até a posse da chapa eleita para a presidência do COB para o ciclo 2025-2028.

“Gostaria de agradecer a Deus, ao Presidente Paulo Wanderley, a toda comunidade esportiva olímpica, meus colegas presidentes de Confederações e membros da Comissão de Atletas. Podem contar comigo”, completou, que também agradeceu ao vice-presidente da CBTKD, Rivanaldo Ferreira de Freitas, que assumirá o cargo após a renúncia de Maciel para assumir a vice-presidência do COB.

Fonte: Assessoria COB

« Voltar