Aleksandar Petrovic assume a Seleção Brasileira masculina com Splitter, Helinho, Savignani e Demétrius como auxiliares
Aleksandar Petrovic, 65 anos, é o novo técnico da Seleção Brasileira para o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, em julho. O croata, comandante do Brasil entre outubro de 2017 e outubro de 2021, retorna em busca da vaga olímpica em Paris 2024. Junto dele, Tiago Splitter, também do Houston Rockets, da NBA, chega como auxiliar técnico, ao lado de Helinho Garcia (SESI Franca), Bruno Savignani (Bétis-ESP) e Demétrius Ferracciú (Paulistano).
Na sua primeira passagem, Petrovic classificou o Brasil para a Copa do Mundo de 2019, na China, e avançou até a final do Pré-Olímpico de Split, vencido pela Alemanha. Em 33 jogos neste período, foram 26 vitórias, um aproveitamento de 78%, vencendo jogos sobre Argentina, Montenegro, Croácia, Grécia, Nova Zelândia, Polônia, entre outros.
- É respeitado em todo o mundo e conhece os desafios que teremos diante das equipes europeias nesse Pré-Olímpico. Ele tem a nossa total confiança, ao lado do Splitter e de toda a CT - destacou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Durante o período em que foi treinador do Brasil, Petrovic lançou na Seleção principal nomes como Yago, Gui Santos e Didi, todos hoje realidade no cenário internacional, de Euroliga, Eurocup e NBA. Também trabalhou com quase que a totalidade dos atletas convocados para a Seleção Brasileira nos últimos anos.
Petrovic comentou o retorno ao Brasil, agradeceu a confiança da CBB e quer desta vez o título do Pré-Olímpico.
- Estou muito feliz de retornar ao comando da Seleção Brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris - citou o treinador.
O Brasil joga o Pré-Olímpico na Letônia entre os dias 2 a 7 de julho. Na primeira fase, enfrenta Camarões e Montenegro. Caso avance às semifinais, terá Letônia, Filipinas ou Geórgia pela frente. Apenas o campeão vai à Paris 2024.
Fonte: Assessoria CBB