Conferências do Brasileirão de basquete irão homenagear Josuel dos Santos e Sérgio Macarrão


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Josuel dos Santos e Sérgio Macarrão. Os dois craques do basquete brasileiro são os homenageados do ano nas Conferências do Brasileirão 2024 de basquete. Os ex-jogadores terão seus nomes e rostos ilustrando os dois grupos da competição que começa no próximo dia 15, com dois duelos.

A Conferência Josuel terá Cruzeiro, Consigaz/Praia Clube, Vitória e Basquete Tatuí. Já a Conferência Sérgio Macarrão contará com Basket Osasco, Liga Sorocabana, Brusque, Blumenau e Basquete Santos.

Josuel foi um dos pivôs mais completos do basquete brasileiro. Defendeu a Seleção por mais de uma década, nasceu em Bauru e tem 2,08m. Em sua carreira, esteve em duas Olimpíadas e diversos Mundiais. Foi ouro no Pan de Winnipeg 1999, bicampeão Sul-Americano, tetracampeão do Brasileirão, tetracampeão paulista e bicampeão carioca. Jogou por Franca, Flamengo, Pinheiros, Rio Claro, Bauru e Vasco.

Já Sérgio Macarrão é de uma geração mais antiga. O ala/pivô nascido no Rio de Janeiro esteve em algumas das passagens mais importantes da história do basquete nacional. Foi medalhista olímpico com o bronze em Tóquio 1964, além de medalhista de bronze no Mundial de 1967 e prata no Mundial de 1970. Campeão Sul-Americano também. Jogou por Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo, além do Mackenzie.

O torneio

O Cruzeiro é o atual campeão e vai em busca do bicampeonato. Nas outras três edições, a taça ficou com o Ponta Grossa, União Corinthians e São José.

Nesta temporada, o formato de disputa segue o mesmo. As equipes serão divididas em duas conferências, com cinco e quatro times, jogando em turno e returno. As quatro melhores avançam para as quartas de final em melhor de três jogos. E os quatro que avançarem disputam o Final Four, onde todos se enfrentam e a melhor campanha fica com o título de campeão brasileiro.

Uma das conferências ficou com Basket Osasco (SP), AD Brusque (SC), APAB Blumenau (SC), Liga Sorocabana (SP) e Basquete Santos/FUPES/BLUEMED (SP). Já a outra terá Praia Clube (MG), Cruzeiro Basquete (MG), E. C. Vitória (BA) e Grupo BT/Clube de Campo Tatuí (SP).

A competição vai marcar a estreia da Molten como a bola oficial do basquete brasileiro. Durante o Brasileirão, a BG 4500 chega às quadras brasileiras. A disputa também é a utilizada pela CBB para a indicação do Bolsa Atleta junto ao Ministério do Esporte, do Governo Federal.

Nas próximas semanas, a Basquete Brasil irá divulgar informações sobre as transmissões e homenageados do ano em conferências, MVP, arbitragem e técnicos.

Confira abaixo a tabela do turno

15 de março
19h - Consigaz/Praia Clube x Vitória
19h30 - Liga Sorocabana x Basket Osasco

17 de março
11h - Blumenau x Brusque
11h - Cruzeiro x Vitória
16h - Basquete Santos x Liga Sorocabana

20 de março
19h30 - Basket Osasco x Basquete Santos
19h30 - Brusque x Liga Sorocabana

22 de março
19h30 - Blumenau x Liga Sorocabana
19h - Basquete Tatuí x Vitória

23 de março
16h - Cruzeiro x Consigaz/Praia Clube

25 de março
19h30 - Brusque x Basquete Santos

27 de março
19h30 - Blumenau x Basquete Santos
20h - Basquete Tatuí x Cruzeiro

30 de março
16h - Basket Osasco x Brusque
19h - Basquete Tatuí x Consigaz/Praia Clube

1 de abril
19h30 - Basket Osasco x Blumenau

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar