Oscar Schmidt vira selo dos Correios em ação no Sírio
Ídolo do basquete mundial, Oscar Schmidt ganhou mais um espaço eternizado. Na última sexta-feira, 1 de dezembro, o Rei foi eternizado pelos Correios com um selo postal com sua omag. A ação aconteceu no Clube Sírio, em São Paulo, onde Oscar foi campeão mundial de clubes em 1979 e teve a presença de nomes como Dodi, Cláudio Mortari, Alessandra, Eduardo Agra, ex-jogadores e ídolos, Marcos Demétrio Haik, presidente do Clube Sírio, e Marcelo Sousa, diretor executivo da CBB.
Pelos Correios, participou Andrea Guaraldi, gerente regional de vendas. Além do selo com a imagem do título dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987, Oscar também ganhou um carimbo com sua identidade.
- A seleção de personalidades para serem homenageados são daqueles que realmente são marcos para a sociedade e o Oscar preenche esse espaço, é um ídolo não só do esporte, mas como pessoa. Normalmente, essa seleção sempre ocorre ao ano anterior ao lançamento e segue um calendário. O selo tem a prerrogativa de contar histórias através de momentos, nessa história do basquete, faltava preencher com essa celebridade que é o Oscar - disse Andrea.
Oscar falou sobre a homenagem no Clube Sírio.
- É uma emoção que raramente você tem. Dificilmente você terá o seu nome em um selo. Estou muito feliz, o Brasil já reconheceu minha carreira e hoje é uma prova maior desse reconhecimento. Vai estar na minha coleção e provavelmente eu vá fazer um quadro com ele - citou o ex-jogador.
Diretor Executivo da CBB, Marcelo Sousa esteve presente no evento.
- O Oscar é nosso Rei e merece todas as homenagens. Fico feliz em vê-lo mais uma vez homenageado em vida. Parabéns aos Correios pela ação e ao Sírio pela recepção a esse ídolo - disse Sousa.
A imagem escolhida para eternizar este selo retrata Oscar comemorando efusivamente uma cesta no segundo tempo da partida contra os Estados Unidos na final do torneio de basquete dos Jogos Pan-americanos de 1987, realizado em Indianapolis, em solo norte-americano.
De autoria desconhecida, a fotografia foi publicada nas páginas da extinta revista Manchete, que, à época, cobriu a heroica e surpreendente vitória dos atletas brasileiros sobre a favorita seleção americana.
Utilizando outra imagem, a revista destacou Oscar, envolto na bandeira nacional, na capa daquela edição sob o título: “Brasil: a vitória da garra”, complementado com o texto: “Oscar, o grande herói do basquete brasileiro, se veste de verde-e-amarelo na empolgação do triunfo”.
Fonte: Assessoria CBB