Brasil estreia na Copa do Mundo de basquete diante do Irã neste sábado


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Chegou a hora. A Seleção Brasileira masculina estreia neste sábado na Copa do Mundo de Basquete do Japão, Indonésia e Filipinas. Após um mês de preparação, passando por São Paulo, Melbourne e Shenzhen, a equipe de Gustavo De Conti encara o Irã, neste dia 26, às 6h45, com transmissão ao vivo da ESPN e Star Plus, direto da Arena Indonésia, em Jacarta. 

O Irã esteve no caminho do Brasil nos Mundiais de 2010, em Istambul, e 2014, na Espanha. Em ambos, vitória brasileira por 81 a 65 e 79 a 50. O Irã vai para a sua quarta Copa do Mundo seguida e está na 22ª posição do ranking da FIBA.

> Faça o download do Press Kit da Copa do Mundo abaixo 

O Brasil está no Grupo G, ao lado também de Espanha e Costa do Marfim. Duas equipes avançam para a segunda fase, com começo no dia 1 de setembro. A Copa do Mundo vale também sete vagas na Olimpíada de Paris 2024, sendo duas para as Américas. 

- Talvez seja o esporte mais competitivo do mundo. Eu não sou o tipo de treinador que no início do trabalho coloca um objetivo, pois assim posso até diminuir o nosso sonho. Vamos jogo a jogo, mas acredito que temos condições sim de brigar por pódio, pelos jogadores que temos e pelo que viemos jogando. Será uma Copa do Mundo dura, para todos, mas acredito no nosso time - disse o técnico Gustavo De Conti. 

O Brasil fez cinco amistosos na preparação para a Copa do Mundo. Em Melbourne, na Austrália, venceu os donos da casa, a Venezuela e o Sudão do Sul. Já em Shenzhen, foi derrotado pela Itália antes de encarar a Sérvia, ambos pela Solidarity Cup.

- Temos tranquilamente 13 seleções que brigam em condições muito parecidas, então, em um campeonato assim, detalhes podem decidir um jogo, uma classificação. Temos uma mescla de atletas jovens, outros experientes, um time bem equilibrado e que já mostrou que pode jogar de igual contra qualquer um. É jogar cada partida como se fosse contra o campeão do mundo, respeitando todos, pois não tem ninguém bobo - citou o capitão Marcelo Huertas. 

Copa do Mundo 2023

A Seleção está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.

A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.

Convocados

ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto - Fenerbahçe-TUR

ALAS/ARMADORES
George de Paula - ULM-ALE
Vitor Benite - Palencia-ESP

ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - Tokyo-JPN

ALAS/PIVÔS
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Nagoya-JPN

PIVÔS
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP
 
COPA DO MUNDO (ao vivo na ESPN)

26 de agosto
6h45 - Brasil x Irã

28 de agosto 
10h30 - Brasil x Espanha

30 de agosto 
6h45 - Brasil x Costa do Marfim

Fonte: Assessoria CBB

PDF: Press-Kit-Copa-do-Mundo-2023.pdf

« Voltar