Brasil desembarca na Austrália para amistosos antes da Copa do Mundo
Após 34 horas de viagem, a Seleção Brasileira masculina desembarcou em Melbourne, na Austrália, para a primeira perna de amistosos antes da Copa do Mundo em Jacarta, na Indonésia. O Brasil viajou de Guarulhos, na última segunda-feira, 7, e fez escala em Doha, no Catar. Entre voos e escala, quase dois dias de trajeto até a cidade australiana.
No próximo dia 14, às 3h30, o Brasil pega o Sudão do Sul na abertura do Boomers x World - informações de transmissão será divulgadas em breve. E ainda terá Austrália e Venezuela pela frente. Depois, no dia 18, o time viaja para Shenzhen, na China, quando encara Itália e Sérvia nos dias 20 e 21, chegando na Indonésia no dia 22. A estreia na Copa do Mundo será no dia 26, às 6h45, diante do Irã.
CONVOCAÇÃO
ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto - Cleveland Cavaliers-EUA
ALAS/ARMADORES
George de Paula - SESI Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP
ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - Tokyo-JPN
Didi Louzada - Flamengo
ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú - Flamengo
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Nagoya-JPN
PIVÔS
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP
Copa do Mundo 2023
No Grupo G, o Brasil joga ainda no dia 28, às 10h30, com a Espanha. E no dia 30 fecha a primeira fase às 6h45 contra a Costa do Marfim. Duas equipes avançam por grupo.
Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1 e 3 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas.
Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, de Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.
Para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
Em 2019, o Brasil avançou à segunda fase com vitórias sobre Grécia, Montenegro e Nova Zelândia, e depois caiu para EUA e República Tcheca. Sem conseguir a vaga olímpica via Mundial, jogou o Pré-Olímpico de Split, onde chegou até a decisão mas foi superado pela Alemanha.
AMISTOSOS
Boomers x World
14 de agosto
3h30 - Brasil x Sudão do Sul
16 de agosto
5h45 - Brasil x Austrália
17 de agosto
3h30 - Brasil x Venezuela
Solidarity Cup
20 de agosto
4h - Brasil x Itália
21 de agosto
9h - Brasil x Sérvia
COPA DO MUNDO
26 de agosto
6h45 - Brasil x Irã
28 de agosto
10h30 - Brasil x Espanha
30 de agosto
6h45 - Brasil x Costa do Marfim
Fonte: Assessoria CBB