Janeth Arcain e Vanderlei Cordeiro de Lima serão embaixadores do Time Brasil em Paris 2024


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Dois grandes nomes do esporte brasileiro foram anunciados no último dia 26 como embaixadores do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. No evento que marca exatamente um ano para os Jogos, realizado em São Paulo, os medalhistas olímpicos Janeth Arcain, do basquete, e Vanderlei Cordeiro de Lima, da maratona, receberam a importante missão de passarem suas experiências olímpicas e incentivarem os competidores nacionais in loco. A dupla estará junto dos atletas em Paris, no próximo ano.

Janeth e Vanderlei são os primeiros embaixadores anunciados do time brasileiro em Paris. Na França, os dois vão participar de momentos de interação com os atletas participantes dos Jogos sobretudo na Casa Brasil e na a base da delegação brasileira localizada na cidade de Saint-Ouen.

“É uma honra fazer parte dos embaixadores para Paris 2024. Para mim é como se fosse uma convocação. Além disso, existe uma representatividade da mulher, dos atletas, da mulher preta, brasileira. Da mesma forma, é um espelho para os jovens que vão participar desses Jogos, sejam veteranos ou os que vão pela primeira vez”, pontuou Janeth.

“Foi inesperado esse convite, não imaginava ser chamado para embaixador pelo COB. Para mim é especial poder ir para minha quinta participação em Jogos Olímpicos, três como atleta, uma acendendo a pira olímpica, e agora esse convite para ser embaixador e estar com os atletas em Paris. É uma honra, um reconhecimento da minha vida, da dedicação ao esporte e da construção da minha história, principalmente no legado do espírito olímpico” completou Vanderlei.

A escolha da dupla foi pensada estrategicamente pelo Comitê Olímpico do Brasil. Tanto Janeth quanto Vanderlei possuem histórias de determinação e perpetuam seus respectivos legados dentro do movimento olímpico. Além disso, ambos são medalhistas históricos do Time Brasil: Janeth tem uma prata em Atlanta 1996 e um bronze em Sydney 2000 com o basquete, enquanto Vanderlei foi bronze em Atenas 2004 na maratona.

“Trazer a experiência de duas referências do esporte brasileiro nesse projeto de embaixadores de Paris 2024 é motivo de muita satisfação para o COB. Janeth e Vanderlei carregam em suas vidas os valores olímpicos, sobretudo a excelência, o respeito, a amizade. Tenho certeza de que os dois terão um papel importante de trocarem experiências, incentivarem e tranquilizarem nossos atletas que estarão na França no próximo ano”, reforçou o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.

Esta é a segunda vez que Janeth participará dos Jogos Olímpicos como embaixadora. Na edição da Rio 2016, ela teve esse papel, além de ter sido prefeita da Vila Olímpica. Já Vanderlei vai fazer a sua estreia na função. Ambos esperam contribuir bastante com os atletas em solo parisiense.

“A possibilidade de poder estar ali perto dos atletas, às vezes simplesmente numa troca de experiências ou num momento importante de decisão, da conquista de uma medalha, eu acredito que venha a contribuir. Vou tentar passar um pouco da resiliência, que foi a minha vida, e os exemplos do que busquei na minha carreira, como comprometimento, dedicação, e, acima de tudo a frase que é meu lema: correr com as pernas, aguentar com o coração e vencer com a cabeça”, ressaltou Vanderlei.

“Acho que representamos um símbolo de otimismo, de vontade, superação, dedicação. Isso temos de sobra para poder transmitir a esses jovens atletas que estarão lá. Além disso, a gente espera que o Brasil, nesses Jogos Olímpicos, consiga ultrapassar o número de medalhas que foram conquistadas na última edição”, finalizou Janeth.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar