COB ilumina Maracanã para celebrar o Dia Olímpico


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Dia Olímpico é uma celebração do esporte. E nada melhor do que comemorar essa data relembrando alguns dos momentos mais marcantes do Olimpismo no Brasil, as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por isso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) iluminou nesta sexta-feira, 23 de junho, das 19h às 22h, o icônico estádio do Maracanã com as cores dos aros olímpico: azul, amarelo, preto, vermelho e verde. Idealizados em 1914 pelo barão Pierre de Coubertin, os aros representam a união dos cinco continentes.

“O esporte impacta e transforma vidas e hoje, especialmente, eu gostaria de ressaltar a importância do esporte para a saúde e para a promoção de uma vida ativa e saudável. A atividade física regular pode ajudar a prevenir ou controlar doenças cardíacas, derrame, diabetes e alguns tipos de câncer. Também ajuda a prevenir a hipertensão e reduz os sintomas de depressão e ansiedade, males tão comuns atualmente. Por isso, o COB aproveita esta data para incentivar a prática esportiva. Let’s move, vamos nos mexer”, disse Rogério Sampaio, campeão olímpico e Diretor-Geral do COB.

Em 23 de junho de 1894 foi fundado o Comitê Olímpico Internacional (COI) na Sorbonne (Paris/França), por Pierre de Coubertin (1863-1937), que trabalhou pelo ressurgimento dos Jogos Olímpicos Antigos. Em 2023, o COI lançou a iniciativa Let's Move, em que um dos principais objetivos é aumentar o acesso a oportunidades esportivas e trazer os benefícios sociais e de saúde da atividade física para comunidades no mundo todo.

A iluminação do Maracanã fez parte de uma das ações dessa campanha global, que iluminou uma série de marcos olímpicos em diversas cidades, incluindo Barcelona, Pequim, Cidade do México e Tóquio, e promoveu diversas outras ações buscando incentivar a prática esportiva mínima diária.

"Quando praticamos esporte, nosso corpo e nossa mente ficam mais fortes e saudáveis. Quando praticamos esportes, somos inspirados a dar nosso melhor e a sonhar, espalhando alegria e unindo as pessoas. Neste ano, junto à OMS, estamos destacando os impactos positivos do esporte na saúde física e mental. Queremos inspirar o mundo a se mexer mais todo dia. Esporte e atividade física são uma ferramenta de baixo custo e alto impacto para termos corpos e mentes mais saudáveis, além de comunidades mais resilientes", disse o Presidente do COI, Thomas Bach.

O COB também promoveu, nesta quinta-feira (22), por meio do Transforma - programa socioeducativo que atua em parceria com as escolas através da Educação Olímpica - clínicas esportivas com cerca de 280 crianças e adolescentes de sete Ginásios Educacionais Olímpicos, que integram a rede pública de ensino do Riode Janeiro. O encontro foi marcado por um bate-papo com a medalhista olímpica Rosângela Santos, do atletismo, e contou com oficinas esportivas de seis modalidades: atletismo, boxe, breaking, basquete 3x3, judô e tênis de mesa.

Let’s Move 

O Let’s Move no Dia Olímpico é o primeiro evento de uma série de iniciativas do COI com o objetivo de apoiar e inspirar o mundo a se mover. Liderado por atletas olímpicos e criado em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um convite para reservar um tempo todos os dias para o movimento para uma saúde melhor.

O mundo está se movendo mais rápido do que nunca, mas as pessoas estão se movendo menos. Um em cada quatro adultos e mais de 80% dos jovens não atingem os níveis mínimos de atividade recomendados necessários para uma saúde ideal (OMS, 2022). Não ter tempo suficiente durante o dia é um dos motivos mais comuns para não conseguir atingir essa meta. Ao mesmo tempo, começar com apenas 30 minutos de movimento por dia traz benefícios significativos para a saúde do coração, corpo e mente.

A atividade física regular pode ajudar a prevenir ou controlar certas doenças, como doenças cardíacas, derrame, diabetes e alguns tipos de câncer. Também ajuda a prevenir a hipertensão e reduz os sintomas de depressão e ansiedade. Ser ativo também garante um crescimento e desenvolvimento saudáveis ??nos jovens e uma permanência saudável na vida adulta.

Fonte: Assessoria COB

« Voltar