Basquete 3x3 forma turma de alto rendimento em curso do Instituto Olímpico do Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O basquete 3x3 brasileiro deu um passo importante nesta sexta-feira, 29 de novembro. Na sede do Comitê Olímpico do Brasil, no Rio de Janeiro, foi realizada a formatura do Curso de Esporte de Alto Rendimento da modalidade, com 828 horas/aula, em ação conjunta da Confederação Brasileira de Basketball, do Instituto Olímpico do Brasil, braço do COB, e a Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Ao todo, 15 profissionais se formaram, entre eles o técnico da seleção brasileira de basquete 3x3, Douglas Lorite, e da feminina, Rafaela Bauerfeldt Lopes.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

- Esse curso foi um marco para o basquete 3x3. Aprender, trocar conhecimento com colegas, expandir nossa visão e construir uma modalidade mais forte. Agradecemos imensamente ao IOB, COB e CBB por essa oportunidade que já apresentou resultados ótimos para o alto rendimento e iniciação no Brasil - contou Douglas Lorite.

Agora, os 15 formados, além do trabalho específico do alto rendimento, terão também o papel de facilitadores na formação de novos técnicos para a iniciação. Em parceria com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), os Conselhos Regionais de Educação Física (CREF), irão utilizar esses profissionais para que eles possam preparar professores por todo o país. Assim, será possível ampliar o conhecimento sobre o basquete 3x3 e aumentar a capacidade de descoberta de novos talentos, além de massificar a prática.

- Esse é o caminho para que possamos ter mais pessoas jogando o basquete 3x3. Tudo começa na escola. Com esses facilitadores preparando professores para que eles possam ensinar o 3x3 nas escolas. Depois disso, seguimos a lógica natural do descobrimento de talentos, da inserção em clubes em parceria com os colégios e o aumento da quantidade e da qualidade dos jogadores da nossa modalidade - explicou o gerente do 3x3 na CBB, Francisco Oliveira.

Quem também se formou no curso foi Elen Rosa, professora no projeto social da Mangueira, no Centro do Rio de Janeiro.

- Foi a oportunidade de fazer parte de um grupo seleto de profissionais de alta qualidade. As trocas de experiências foram enriquecedoras para o meu trabalho. Disseminar a modalidade será o nosso papel. E assim colaborar na construção de uma metodologia de trabalho para busca de talentos e grandes resultados - citou Elen Rosa.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

Alba Cristina Sobreira Garcia Alessandra Santos de Oliveira Andrea Domingos Pereira Cristal Lemos Guimarães Rocha Douglas Vinícius Carvalho Brasil Douglas Lorite Motta Elen Rosa Viana de Souza Felipe Alexandre Porto Ferreira Gustavo Bellini Meireles Julio Cesar Malfi Katia Campos de Araújo Manoela Carolina Soarebs Rafaela Bauerfeldt Lopes Sérgio Luiz Garcia Ferreira Junior Thiago Biscuola de Sordi

« Voltar