Ramona mostra confiança no Brasil para a AmeriCupW: Vamos para buscar o título


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Seleção Brasileira feminina segue sua preparação para a AmeriCupW em Araraquara, no interior de São Paulo. Com embarque para o México marcado para o dia 28, o técnico José Neto ainda tem alguns dias de trabalho no Brasil. E no que depender da confiança do grupo, o Brasil vai novamente brigar pelo pódio e, quem sabe, por mais. Ala/armadora da Seleção, Isabela Ramona, que vem de uma temporada na Rússia, falou sobre sua expectativa para a competição que começa no dia 1 de julho com estreia contra Cuba, às 15h10, ao vivo na ESPN.

- A expectativa é sempre a melhor, estamos treinando duro pra fazer um bom campeonato e superar os nossos resultados nas ultimas edições. O objetivo é chegar na final para facilitar a nossa ida pra Paris e apos chegar a final obviamente tentar o ouro. - disse a ala/armadora.

A temporada na Europa, segundo Ramona, ajuda demais nesse novo momento da carreira.

- Acho que jogar num nível mais competitivo fez com que meu jogo evoluísse e eu estivesse mais preparada pra certas situações. Espero conseguir mostrar dentro da quadra essa evolução e ajudar o time a conquistar o objetivo - citou a jogadora.

Bronze nas duas última edições da AmeriCupW, em 2019 e 2021, o Brasil tenta o terceiro pódio seguido. Para Ramona, a pressão não existe, ainda mais com a AmeriCupW dando duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro para o Pré-Olímpico das Américas, um estágio anterior.

- Os treinos tem sido intensos e bem táticos. Acho que estamos fazendo uma otima preparação. Eu prefiro encarar de forma positiva. Entendendo que tem a demanda mas que temos total capacidade de subir ao pódio novamente - finalizou Ramona.

AmeriCupW

As cubanas serão as rivais na abertura da AmeriCupW, pelo Grupo A. Na sequência, o Brasil pega a Venezuela no dia 2, a Argentina no dia 3 e os Estados Unidos no dia 4 de julho, fechando a primeira fase do torneio e a busca por um lugar nas quartas de final. Nas duas últimas edições, o Brasil subiu ao pódio com o terceiro lugar.

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

O calendário terá a primeira rodada no dia 1 de julho. A primeira fase termina no dia 5. As equipes terão folga no dia 6 de julho. As quartas de final serão no dia 7, com semifinais no dia 8 e decisão no dia 9 de julho.

CONVOCADAS

ARMADORAS
Débora Costa - SESI Araraquara
Alana Gonçalo - Sampaio Basquete
Maria Paula Albieiro - Blumenau/Unisociesc

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Samara-RUS
Gabriella Soares - SESI Araraquara

ALAS
Thayná Silva - Sodiê Mesquita
Patrícia Teixeira - Sampaio Basquete
Leila Zabani - Blumenau/Unisociesc
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete
Vitória Marcelino - SESI Araraquara
Emanuely de Oliveira - Sampaio Basquete

ALAS/PIVÔS
Damiris Dantas - Fuerza Regia-MEX
Vanessa Sassá - Santo André
Aline Moura - SESI Araraquara
Kawanni Firmino - Blumenau/Unisociesc

PIVÔS
Erika de Souza - Sampaio Basquete
Kamilla Cardoso - South Carolina-EUA
Mariana Dias - Sampaio Basquete

TÉCNICO
José Neto

Comissão técnica

Diretora de Basquete: Roseli Gustavo
Líder Operacional: Monica Atílio
Apoio técnico: Giovana Romano Rangel
Técnico: José Neto
Auxiliares técnicos: Virgil Lopez e João Camargo
Preparadores físicos: Diego Falcão e Rafael Bernardelli
Fisioterapeutas: Jordana Reis e Isabel Cristina
Médico: Paulo Szeles
Massoterapeuta: Juliana Bouvie
Gerente de comunicação: Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar