Diretoria do basquete masculino se reúne na CBB em planejamento para a Copa do Mundo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A contagem regressiva já começou. No dia 26 de agosto a Copa do Mundo masculina de basquete começa para o Brasil. E na semana em que anunciou a pré-lista de 25 nomes para a disputa da competição na Indonésia, Japão e Filipinas, a diretoria do masculino se reuniu na sede da Confederação Brasileira de Basketball, no Rio de Janeiro, para tratar do planejamento. Estiveram presentes o Diretor Executivo da CBB, Marcelo Sousa; o Diretor de Basquete Masculino, Diego Jeleilate; e o técnico da Seleção masculina, Gustavo De Conti. O Brasil se apresenta no dia 27 de julho e faz os treinos em São Paulo antes dos amistosos fora do país.

> Confira a pré-lista do Brasil para a Copa do Mundo

O técnico Gustavo De Conti voltou a falar da lista de 25 atletas, que inclusive foi destaque em publicação da FIBA, nesta sexta, com imagens de Raulzinho, Bruno Caboclo, Marcelo Huertas e Vitor Benite.

É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil, alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da Seleção. São 25 nomes que têm total condição de representar o Brasil, e ser competitivo em uma Copa do Mundo. Faremos a melhor preparação possível, para chegarmos nas nossas melhores condições - disse Gustavo De Conti.

Marcelo Sousa, Diretor Executivo da CBB, comentou sobre os planos de preparação do Brasil.

Queremos sempre dar o melhor para todas as Seleções, e com a masculina nessa Copa do Mundo não será diferente. Temos a experiência da Copa do Mundo de 2019, que também foi na Ásia, e isso nos ajuda. E também contamos com um time de profissionais top no mundo para tratar de todas as questões que precisamos. Tenho confiança que faremos uma bela Copa do Mundo e a preparação será excelente - disse Marcelo Sousa.

Diretor de Basquete masculino, Diego Jeleilate também falou da preparação. 

Fala

- Teremos cinco amistosos de alto nível,importantes na nossa preparação. Vamos enfrentar três Seleções que figuram entre as favoritas da Copa do Mundo, que são a Sérvia, Austrália e Itália. E mais dois excelentes jogos, um contra o surpreendente Sudão do Sul, um rival africano, pois teremos a Costa do Marfim no nosso grupo, e também a bem treinada Venezuela, mais uma partida dura para acertarmos tudo antes do Mundial. Teremos uma preparação de qualidade internacional e tenho certeza que chegaremos prontos para o duríssimo desafio que é a Copa do Mundo.

Copa do Mundo

Após o período de treinos no país, a Seleção viaja para a Austrália, onde joga entre 14 a 17 de agosto, no Boomers x World, em Melbourne, diante de Austrália, Sudão do Sul e Venezuela. Depois, nos dias 20 e 21 de agosto, pega a Itália e a Sérvia pela Solidarity Cup, em Shenzhen, na China. O Brasil desembarca em Jacarta no dia 23 de agosto e faz sua estreia no Mundial no dia 26, diante do Irã, às 6h45. A Copa do Mundo terá transmissão da ESPN no Brasil.

No Grupo G, o Brasil joga ainda no dia 28, às 10h30, com a Espanha. E no dia 30 fecha a primeira fase às 6h45 contra a Costa do Marfim. Duas equipes avançam por grupo. Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1 e 3 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas.

Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, de Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Em 2019, o Brasil avançou à segunda fase com vitórias sobre Grécia, Montenegro e Nova Zelândia, e depois caiu para EUA e República Tcheca. Sem conseguir a vaga olímpica via Mundial, jogou o Pré-Olímpico de Split, onde chegou até a decisão mas foi superado pela Alemanha.

AMISTOSOS 

Boomers x World

14 de agosto
3h30 - Brasil x Sudão do Sul

16 de agosto
5h45 - Brasil x Austrália

17 de agosto
3h30 - Brasil x Venezuela

Solidarity Cup 

20 de agosto 
4h - Brasil x Itália 

21 de agosto 
9h - Brasil x Sérvia 

COPA DO MUNDO

26 de agosto
6h45 - Brasil x Irã

28 de agosto 
10h30 - Brasil x Espanha

30 de agosto 
6h45 - Brasil x Costa do Marfim

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar