Praia Clube/Gabarito colhe frutos do investimento no 3x3 com base da Seleção Brasileira no Mundial


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Brasil conquistou uma resultado histórico na Copa do Mundo de Basquete 3x3 masculina, na primeira semana do mês de junho, em Viena, na Áústria, ao conquistar o quarto lugar entre 20 seleções de todo o mundo. Chegando nas semifinais, o Brasil foi derrotado apenas por Sérvia, Estados Unidos e Letônia, os três medalhistas da edição 2023 da competição. O resultado é fruto de um trabalho de longo prazo do Departamento de Basquete 3x3 da CBB, que este ano ganhou também um novo aliado: o Praia Clube/Gabarito.

O clube de Uberlândia-MG, um dos mais modernos e bem governados do país, passou a investir em uma equipe masculina adulta, contratando atletas que há anos fazem parte do projeto da Seleção Brasileira, como Will Weihermann, Jonatas Mello, Léo Branquinho e Jefferson Socas, além do treinador Thiago de Sordi, que também é da CT da Seleção Brasileira como coordenador técnico e preparador físico.

Na última convocação, quando oito atletas foram chamados para os treinos visando o Mundial, todos estiveram, e três deles ficaram entre os quatro convocados para a disputa da competição. Ruan, do Cerrado-DF, completou a lista.

Presidente do Praia Clube/Gabarito, Guto Braga lembra que a equipe iniciou seus treinamentos em fevereiro deste ano. E que o intuito do Praia é trabalhar pensando em fortalecer o basquete 3x3 para Paris 2024 e também no longo prazo, olhando já para Los Angeles 2028, quando o clube espera ter representantes e, quem sabe, ajudar o Brasil a se classificar para as Olimpíadas.

- O Praia Clube busca, dentro do cenário olímpico e paralímpico do Brasil, modalidades que não são tão visíveis ao público. O Basquete 3x3 é uma dessas. Foi possível trazer os quatro jogadores que mais frequentaram a seleção brasileira nos últimos campeonatos. Desses quatro, três foram para o último mundial. Trouxemos também alguém ligado à seleção brasileira, que é o Thiago, para que já passasse um sistema de jogo que é feito na seleção. Tivemos outra percepção de que não adianta só eles treinarem, tem que ter um bom sparring de treinamentos. Montamos uma equipe sub-23 muito competitiva, que além de desenvolver mais nossas categorias de base, conseguem fazer um treinamento em alto rendimento - disse Guto Braga.

Gerente de Desenvolvimento do Basquete 3x3 na CBB, Francisco Chagas falou sobre a chegada do Praia.

- Há alguns anos a CBB vem trabalhando, através das Federações, e do Campeonato Brasileiro, na inserção dos clubes e das competições no basquete 3x3. Os resultados não são rápidos, mas já temos muitos avanços. O Praia é um desses exemplos. Investiu na modalidade e já teve uma visibilidade internacional incrível com a convocação dos seus atletas e o resultado do Brasil na Copa do Mundo. Quanto mais clubes investirem em equipes profissionais, mais atletas em alto nível técnico, físico e tático nós teremos, e isso reflete nas Seleções Brasileiras masculina e feminina - garantiu Francisco Chagas.

Diretor Executivo da CBB, Marcelo Sousa também falou sobre a chegada do Praia no basquete 3x3.

- O investimento do Praia Clube na modalidade 3x3 é fundamental para o crescimento do esporte no país. É a organização dos clubes ao redor do país com a modalidade, aliada ao Know How da CBB com as Seleções, que fará com que nossas Seleções briguem cada vez mais pelos primeiros lugares das competições. É assim que acontece em outros países. Parabenizo o Praia e o presidente Guto pelo projeto, que, tenho certeza, ainda trará novos frutos para o 3x3 brasileiro - citou Marcelo Sousa.

Na última semana, o Praia Clube foi campeão de uma etapa da ANB 3x3. E para o presidente Guto Braga, a ideia é participar também de competições internacionais de clubes. O Praia Clube oferece o que toda equipe de alto rendimento precisa. Uma quadra de piso flutuante, equipamentos de primeira qualidade na academia, entre outros. Em um único lugar, o jogador consegue treinar, se cuidar na parte de fisioterapia e médica, fazer a recuperação física, tem psicólogo, nutrição, fazendo as refeições no clube, por exemplo. A somatória desses cuidados faz os resultados aparecerem. O Praia Clube é uma das referências nos esportes olímpicos e paralímpicos, com essa expertise de buscar e trazer resultados.

- Os times europeus têm um período de competições extensos na Europa. Então, temos que criar condições para que consigamos possibilitar essas disputas internacionais. Isso envolve recursos junto a entidades esportivas, patrocinadores. Precisamos atingir essa excelência fora e não viver de um resultado isolado - finalizou o presidente do Praia Clube.

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar