Brasil faz história e está na semifinal da Copa do Mundo 3x3 masculina


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Seleção Brasileira masculina de basquete 3x3 escreveu mais um capítulo na história da modalidade neste sábado, 3 de junho. Após se garantir na segunda fase, o Brasil derrotou Japão e Polônia para se garantir nas semifinais da Copa do Mundo 3x3, em Viena, na Áustria. A vitória sobre a Polônia veio na última bola, no estouro do cronômetro,,3' chute de Léo Branquinho. 

- Nossa comissão técnica está planejando cada passo que está sendo dado desde fevereiro. Quando pisamos na Áustria sabíamos tudo o que poderia acontecer. E estamos todos seguindo o plano com excelência! Ainda tem mais um dia de trabalho e continuamos focados - disse o treinador Luca Carvalho. 

Neste domingo, às 11h05, o Brasil encara os Estados Unidos, com transmissão ao vivo do SPORTV e do YouTube da FIBA. A disputa por bronze ou ouro começa a partir das 12h05.

No primeiro jogo do dia, o Brasil comandou o placar e venceu o Japão pela manhã, por 20 a 17, em grande jogo de Jonatas Mello e Ruan Miranda. Desde a classificação para a segunda fase, o Brasil já havia garantido a melhor campanha na história. Mas não estava suficiente. 

Nas quartas, o Brasil teve pela frente a Polônia, um rival que ainda não tinha vencido e que eliminou o Brasil do último Pré-Olímpico, por um ponto. Desta vez, o detalhe é e qualidade pesaram para o lado brasileiro. Léo Branquinho, com o placar em 11 a 10 para a Polônia e 4 segundos no relógio, chutou de fora para fazer 12 a 11 e classificar o Brasil. 

- O jogo poderia ter ido para qualquer lado, eles também tiveram mérito, mas soubemos manter a paciência, a calma no momento decisivo e fomos premiados. Estamos felizes, todos muito realizados, mas ainda temos serviço por fazer. Domingo será duríssimo e queremos mais - disse Léo Branquinho.

Formato do Mundial

São 40 equipes - 20 por gênero - disputando a oitava edição do evento, onde há um incentivo adicional com os medalhistas garantindo um lugar no Pré-Olímpico de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais terão de buscar ainda um torneio extra para jogar o Pré-Olímpico. Pelo formato de disputa, o primeiro colocado passou direto para as quartas de final. E segundo e terceiro foram para as oitavas. Quarto e quinto de cada chave estão eliminados.

Seleção masculina

Jefferson Socas - Praia Clube/Gabarito-MG
Ruan Miranda - Cerrado Basquete-DF
Leo Branquinho - Praia Clube/Gabarito-MG
Jonatas Mello - Praia Clube/Gabarito-MG

Comissão técnica

Chefe de equipe: Francisco das Chagas Oliveira
Preparador físico: Thiago De Sordi
Assistente técnico masculino: Felipe Alexandre Porto
Chefe Departamento Fisioterapia: Thiago Rodolpho Ramalho
Fisioterapeuta: Wagner Felipe Campos

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar