COB e CACOB lançam curso para aprimorar Comissões de Atletas das Confederações


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A quarta edição do Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro começou nesta quinta-feira, 11/05, em Brasília, com um grande lançamento. Desde as 17h, todos os atletas interessados em se aprofundar na gestão esportiva terão o curso “Comissão de Atletas: voz e representatividade” como uma ferramenta de apoio. O projeto foi solicitado pela CACOB, aprovado pela diretoria do COB e elaborado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço educacional da entidade, com o olhar atento da Comissão.

“Estamos muito felizes com a quarta edição do Fórum. Pensando que esse projeto tem alcançado objetivos interessantes, lançamos o curso para as Comissões de Atletas. Ele está lindo, muito rico de conteúdo, e tem a mesma linha de pensamento, de objetivo, de ideias que deu origem ao Fórum: capacitar e preparar os atletas para que possam ter uma representatividade fidedigna, correta, com aplicabilidade prática no dia a dia, entendendo a importância da representatividade e fazendo isso com responsabilidade, com embasamento e com conhecimento. Só assim vai dar certo”, disse Yane Marques, presidente da CACOB.

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) tem sido um exemplo de trabalho em prol das atletas e dos atletas no Brasil. E, por isso, viu na criação do curso uma necessidade no objetivo de capacitar os atletas para uma atuação mais eficiente e eficaz na representação de seus pares, que é o mesmo que deu origem ao Fórum anual.

O Curso “Comissão de Atletas: voz e representatividade” foi formatado para apoiar as atletas e os atletas na missão de compreender melhor a estrutura do esporte no país e entender sobre gestão e administração esportiva para uma atuação mais consistente na Comissão de Atletas.

“A razão do Movimento Olímpico são os atletas e é por isso que as Comissões de Atletas ganham cada vez mais espaço e relevância no ambiente esportivo. Se por um lado as Comissões estão em crescimento, por outro, a exigência por um atleta mais consciente, com mais informação, cresce na mesma medida. Uma capacitação para todos os representantes dos atletas foi vista como fundamental pelo COB na gestão esportiva”, disse Soraya Carvalho, gerente do IOB.

O curso é gratuito, no formato a distância (EAD), e é destinado a todas e a todos atletas que já são membros de Comissão de Atletas ou que desejam fazer parte ou que querem acompanhar a atuação da Comissão de Atletas da organização esportiva a que pertence. As inscrições são feitas pelo site do COB.

IV FÓRUM DAS COMISSÕES DE ATLETAS

O Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro teve início nesta quinta-feira com a presença de 14 integrantes da CACOB e 21 representantes das Comissões de Atletas de modalidades olímpicas, além de convidados como o Presidente Paulo Wanderley, o vice-presidente Marco La Porta e o diretor de comunicação Paulo Conde.

“A CACOB é um alicerce fundamental que vem sendo fortalecido nos últimos anos, com destaque no processo de valorização da participação dos atletas na administração do COB. Me sinto orgulhoso de ver que os atletas, agora, fora do campo de jogo, seguem empenhando talento e dedicação na evolução do esporte brasileiro. É preciso avançar sempre em iniciativas para ampliar o debate entre todos os protagonistas do esporte, desenvolvendo novas habilidades e, por isso, o COB promove o Fórum e desenvolveu o Curso ‘Comissão de Atletas: voz e representatividade’”, disse o Paulo Wanderley na Abertura do evento.

Entre os temas debatidos no primeiro dia do evento estão “Avanços e Resultados da Comissão de Atletas do COB”, em que Hortência Marcari relatou o que presenciou da evolução na representação de atletas desde a criação da primeira CACOB, em 2009, e Adriana Aparecida apresentou os resultados de uma pesquisa da CACOB realizada com as Comissões de Atletas. Entre outras coisas, os números mostraram uma queda na participação dos atletas nas Comissões, a diminuição do acesso ao suporte Jurídico, além de uma média de reuniões de apenas 4 por ano.

“Os números nos deixaram tristes, mas precisamos apresentar como provocação para que os representantes da Comissões continuem nesse movimento de engajamento. Para isso que o Fórum existe. Não estamos aqui só pra dar boas notícias, mas também pra identificar as falhas, os erros e canalizar nossa energia para resolvê-los”, completou Yane.

Os bons exemplos de trabalhos desenvolvidos foi tema da Mesa Redonda “As Comissões de Atletas das Confederações: Pontos Altos e Desafios”, que foi conduzida por Poliana Okimoto e teve a participação de Carlos Ramirez, presidente da CA da Confederação Brasileira de Ginástica, e de Cleiton Cezário, presidente da CA da Confederação Brasileira de Atletismo.

Diogo Silva, assessor especial do Ministério do Esporte e ex-membro da CACOB, apresentou o tema “A importância do trabalho da CACOB para o apoio aos atletas”.  E Fabiano Peçanha, vice-presidente da CACOB, encerrou o dia falando sobre Integração Esportiva.

O segundo dia do Fórum contará com apresentações sobre “Políticas públicas voltadas aos atletas”, “Desenvolvimento Esportivo”, “Comissão de Atletas: uma perspectiva jurídica” e “Gestão de Imagem nas redes sociais”.

A CACOB

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os membros da CACOB mais votados, de acordo com os critérios atuais, têm direito à participação e ao voto na Assembleia Geral do COB, portanto, participam ativamente das decisões da instituição.

O trabalho da CACOB é promover a melhoria de todo o sistema esportivo nacional em favor dos atletas. Para isso, busca contribuir com o fortalecimento das Comissões de Atletas das Confederações de cada modalidade olímpica, tornando fundamental que os atletas participem e sejam ouvidos em suas bases.

O trabalho da CACOB evoluiu ao longo do tempo. Visando apoiar este trabalho, o COB fortaleceu a implementação de algumas das muitas melhorias: Fórum Anual com todas as Comissões de Confederações; fortaleceu o trabalho como órgão consultivo para todas as CAs; estabeleceu 1/3 dos votos na Assembleia; e forneceu um canal direto de comunicação com os atletas (cacob@cob.org.br), uma página exclusiva no site do COB (www.cob.org.br/pt/comissao) e um perfil no Instagram (@comissao.atletas) para a CACOB.

Fonte: Assessoria COB

« Voltar