FIBA sorteia neste sábado os grupos da Copa do Mundo masculina


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A FIBA sorteia na manhã deste sábado, 29 de abril, os grupos da Copa do Mundo masculina 2023. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube da entidade a partir das 8h (20h em Manila, nas Filipinas). Será quando o Brasil irá conhecer os seus rivais na competição que começa em 25 de agosto, nas Filipinas, Indonésia e Japão. 

- O basquete mundial é nivelado por cima, com uma competitividade altíssima e com uma quantidade grande de equipes que podem ganhar ou perder para qualquer um em um dia bom ou ruim. Isso torna qualquer resultado do sorteio um desafio para nós e para todos. O que podemos fazer é focar no que controlamos. Ter uma grande preparação para representar o Brasil da melhor forma possível e buscar nossos objetivos - disse o técnico Gustavo De Conti.

Na última semana, a FIBA divulgou os potes do sorteio de acordo com o seu último ranking atualizado e o Brasil ficou no pote 3, com Alemanha, Grécia e Itália. O processo do sorteio respeita questões geográficas e de balanceamento de competitividade dos grupos. Por isso, não é possível termos dois países das Américas, África, Ásia e Oceania no mesmo grupo. E só é possível dois europeus em cada grupo. Abaixo, é possível entender melhor o sistema de sorteio deste sábado. 

Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas. Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com outros dois classificados de outro grupo. Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar