Alemanha e Catar recebem as próximas Copas do Mundo feminina e masculina


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A FIBA divulgou na madrugada desta sexta-feira, 28 de abril, as próximas sedes das Copas do Mundo feminina e masculina. As mulheres jogam o próximo Mundial em Berlim, na Alemanha, em 2026, enquanto o Mundial masculino após Japão, Indonésia e Filipinas será jogado em Doha, no Catar, em 2027.

A edição masculina seguirá com 32 seleções, no mesmo formato da disputa que acontecerá em 2023. Já a disputa feminina terá o acréscimo de quatro países, voltando ao formato com 16 seleções após pedido das confederações nacionais acatada pela FIBA. 

As duas decisões foram anunciadas após a reunião de Central Board da FIBA, nas Filipinas, que recebe na manhã deste sábado, 29, a partir das 8h, o sorteio da Copa do Mundo masculina. 

Copa do Mundo Feminina 

Berlim receberá a Copa do Mundo em setembro de 2026 em duas Arenas: Arena Berlin e Max-Schmeling Halle. 

A Copa do Mundo de Basquetebol Feminino da Fiba 2026 terá seu formato de qualificação por meio de torneios globais. Além disso, com a introdução dos novos Torneios de Pré-Qualificação, a serem disputados em 2024, há agora uma oportunidade maior para que ainda mais nações participem no caminho para Berlim.

- Vários países se interessaram em receber a Copa do Mundo feminina e temos certeza que faremos um grande evento numa cidade global como Berlim - disse Hamane Niang, presidente da FIBA.

Copa do Mundo Masculina 

Já a Copa do Mundo masculina será jogada em Doha, em arenas que já estão prontas, com tecnologia de geração de energia limpa e com deslocamentos máximos de 30 minutos entre todas as arenas. A FIBA não divulgou o período da competição. Vale lembrar que a FIFA alterou o período da Copa do Mundo de futebol por conta do clima de deserto no período de junho/julho. Normalmente a Copa do Mundo de basquete é entre agosto/setembro. 

A Copa do Mundo de Basquete FIBA 2027 envolverá milhões de pessoas no basquete nas regiões do Oriente Médio e Norte da África (MENA), pois é a primeira vez que o principal evento da FIBA será realizado nesta parte do mundo e ajudará a aumentar a popularidade de basquete ainda mais.

Hamane Niang, presidente da FIBA, disse:

- O Conselho Central ficou impressionado com a apresentação feita pelo QBF. Gostaria de parabenizá-los em nome do Conselho pela qualidade do trabalho que já concluíram na elaboração desta proposta. Estamos muito feliz por poder conceder a Copa do Mundo de Basquete FIBA 2027 ao Catar.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar