"A Dona e o Dono da Bola" movimenta o basquete 3x3 no fim de semana


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A bola vai subir para o basquete 3x3 no Rio de Janeiro. No próximo sábado, dia 7 de dezembro, a Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro (FBERJ), em parceria com o Instituto Mangueira do Futuro e apoio da Confederação Brasileira de Basketball, realiza "A Dona e o Dono da Bola 3x3 Carioca". A disputa acontece no Ginásio Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira, no Centro do Rio de Janeiro.

- Será uma grande festa para o basquete 3x3 carioca. Estaremos juntando a comunidade 3x3 que durante o ano se mobilizou para promover essa apaixonante modalidade olímpica no estado do Rio de Janeiro. Vamos festejar o sucesso de 2019 - disse o presidente da FBERJ, Daniel Riente.


Foto: Divulgação.jpg

A Dona e o Dono da Bola colocará em ação os melhores atletas do 3x3 carioca, os destaques de 2019. No feminino, jogam as atletas do sub-17. E no masculino foram escolhidas as categorias sub-18 e sub-23. Além das disputas em quadra, também estão programadas homenagens para treinadores, promotores e arbitragem 3x3 pela temporada de 2019.

- Eu sempre digo, Crie, Misture e Combine 3x3. É justamente o que a FBERJ e o Instituto Mangueira do Futuro estão fazendo, promover o 3x3 de vários modos. Esse evento servirá como exemplo para que no futuro as outras federações façam o mesmo, festejar o crescimento do basquete 3x3 - disse Francisco Oliveira, gerente de desenvolvimento do 3x3 na CBB.

O formato de disputa é simples. Para cada categoria, foram escolhidos os 12 melhores atletas de de 2019, somando 36 jogadores em ação. No classificatório, os 12 atletas serão divididos em quatro equipes com três jogadores em cada uma. No sorteio, cada atleta receberá um número.

Na primeira rodada, a Equipe A terá os atletas 1, 12 e 9 contra a Equipe B com os jogadores 2, 5 e 7. Já a Equipe C contará com 3,6 e 10; E a Equipe D terá 10, 11 e 12. Ao todo, serão três rodadas e cada jogador somará a sua pontuação para definir ao fim do dia o "A Dona e o Dono da Bola 3x3 Carioca".

Cada vitória valerá 30 pontos. E a derrota, dez pontos. Os critérios de desempate são: número de cestas feitas pelo atleta nas partidas jogadas, saldo de pontos nas partidas jogadas, pontos average nas partidas jogadas e por último a posição no ranking FIBA.

- É com muita satisfação que apoiamos essa celebração do 3x3 carioca no Ginásio Jamelão, e com certeza será um momento de comemoração com todos que se envolveram durante o ano para que o 3x3 cresça cada vez mais - contou Carlos Dória, presidente do Instituto Mangueira do Futuro, que terá também o apoio da Spalding e da Leite de Rosas na realização do evento.

« Voltar