COB publica relatório anual de atividades de 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O ano de 2022 foi de muitas realizações para o Comitê Olímpico do Brasil (COB). No aspecto esportivo, a temporada rendeu aos atletas do país excelentes resultados tanto no alto rendimento quanto nas categorias de base. Somado aos avanços e inovações na administração da entidade e a retomada de grandes eventos, como os Jogos da Juventude, conclui-se que objetivos e metas foram alcançados pela entidade. Todos estes marcos estão detalhados no Relatório Anual 2022 do Comitê Olímpico do Brasil, publicado nesta terça-feira, dia 18.

O Relatório é dividido em quatro tópicos principais: Gestão e Governança, Desenvolvimento e Ciências do Esporte, Alto Rendimento e Relação com a Sociedade. É uma publicação na qual o COB presta esclarecimentos sobre sua gestão às Confederações Brasileiras Olímpicas, aos clubes esportivos, aos atletas e treinadores, e à sociedade brasileira de uma forma geral. O documento procura estar alinhado às diretrizes do Comitê Olímpico Internacional em relação à gestão esportiva moderna. 

O documento apresenta as realizações da entidade dedicadas ao esporte em suas diferentes perspectivas durante o ano: no Alto Rendimento, no Desenvolvimento Esportivo, na educação, na promoção de Valores Olímpicos e no fortalecimento da cultura esportiva nacional.

As principais Missões do ano têm capítulos especiais. O maior exemplo foi a campanha histórica nos Jogos Sul-americanos de Assunção, que garantiu 114 vagas para o Pan de Santiago e colocou o Brasil de volta à hegemonia da competição. Foram 319 medalhas no total, sendo 133 de ouro, 100 de prata e 86 de bronze. Além disso, os atletas brasileiros conquistaram 23 medalhas em Mundiais e evoluíram em comparação com Tóquio 2020.

A nova geração do esporte também mostrou sua força dentro do continente. O Brasil terminou os Jogos Sul-americanos Rosário 2022 no topo do quadro de medalhas com um total de 147 pódios, sendo 64 ouros.

O relatório demonstra que o COB também pôde fortalecer o seu papel social, além de executar ações indiretas, nos bastidores, não propriamente esportivas, que auxiliaram os atletas brasileiros na busca pelo melhor desempenho possível e que também inspiraram crianças e jovens a almejar um futuro no esporte.

Editado desde 2011 pelo departamento de Cultura e Valores Olímpicos, Relatório Anual enfatiza ainda as ações do COB que visam dar maior visibilidade aos diversos esportes olímpicos, como o Canal Olímpico do Brasil, que em 2022 se consolidou, alcançando crescimento expressivo, com a ampliação de mais de 40% de inscritos, investimento em eventos esportivos internacionais e a definição de uma grade de programação.

 

Fonte: Assessoria COB

« Voltar