BCLA 2023: Sesi Franca, Flamengo, 123 Minas e Quimsa-ARG disputam título no Pedrocão


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Chegou o momento de definição da Temporada 4 da Basketball Champions League America. O Final 4 será disputado a partir desta sexta-feira 14 de abril, com final neste sábado, dia 15, no Ginásio Pedrocão, na cidade de Franca, Brasil, para conhecer o novo campeão e representante da América na Copa Intercontinental FIBA - que será disputada no mês de setembro, em Singapura. Jogos com transmissão da ESPN. 

Na primeira semifinal, se enfrentarão Minas e Flamengo. Na segunda, o também brasileiro e anfitrião Sesi Franca encara o argentino Quimsa. Os vencedores de cada duelo buscarão o título no dia 15, e os perdedores disputam o bronze.

Estes são os detalhes de cada duelo:

Minas (BRA) vs. Flamengo (BRA)

17:30 – Horário local

Os dois quintetos são adversários conhecidos da principal liga brasileira. No que diz respeito à BCL Americas, na temporada anterior, se enfrentaram nas quartas de final, quando o Minas conseguiu levar a melhor e impediu o Flamengo de defender o título. Há história recente entre ambos, e o cenário está pronto para uma revanche.

Jogadores para seguir:

O ala Shaquille Johnson (18.3 pontos) e o pivô Wesley Ferreira (16.4) são os líderes do ataque de Minas, mas os comandados pelo técnico Leo Costa contam com um excelente grupo de jogadores coadjuvantes muito produtivos. Alexey Borges é um maestro na armação (10.0 pts e 6.6 assistências), o pivô Renan Lenz (9.6 PTS) tem a capacidade de abrir a quadra com seus arremessos de longa distância, enquanto Alexandre Paranhos (7.1 PTS, 5.4 rebotes) é o principal responsável por defender o garrafão. Isaac Hamilton (10.5 PTS) e Felipe Vezaro (51.4% nos arremessos de 3) sempre acompanham o ataque.

Para o Flamengo, tal qual seu rival, o jogo coletivo é um de seus fortes. A equipe do técnico Gustavo Conti conta com diversas opções para fazer estrago. Tem cinco jogadores com médias acima dos 10.0 pontos por partida e outros três que superam os 9.0. Ou seja, estamos falando de oito jogadores que flertam com dígitos duplos em produção. Os de maior destaque são os argentinos Martín Cuello (12.7 PTS, 4.4 REB e 5.5 AST) e José Vildoza (11.9 PTS). Junto a eles, estão os versáteis Gabriel Galvanini (11.1 PTS, 6.5 REB), Rafael Mineiro (9.4 PTS, 5.3 REB) e o armador Ricardo Fischer (10.2 PTS, 3.0 AST), que foi decisivo nas quartas de final.

Eles disseram:

“Flamengo é uma das melhores equipes da América, por isso será um jogo no qual precisaremos de muita consistência, disciplina tática e energia para chegar à Final”, Renan Lenz - Pivô do Minas

“Será um jogo duríssimo. Já os enfrentamos no NBB e foram partidas acirradas e intensas, e agora certamente será parecido. Teremos nossa estratégia, mas temos que manter o foco em chegar a essa partida em nossa melhor versão”, Martín Cuello - Ala do Flamengo

Sesi Franca (BRA) vs. Quimsa (ARG)

20:30 – Horário local

Sesi Franca é o único invicto do torneio em oito partidas e ainda estará jogando em casa, de maneira que se pode afirmar que é o maior favorito. Outro aspecto que coloca a equipe de Helinho como um rival muito perigoso é a vontade de transcender ao nível internacional, e este título pode ser a maior conquista da temporada. Por sua vez, Quimsa já sabe o que é ser campeão da BCLA e tem experiência o suficiente para frear o embalo dos anfitriões.

Jogadores para seguir:

A grande profundidade com a qual Sesi Franca conta em seu elenco é uma das chaves para sua temporada perfeita tanto na liga brasileira quanto nesta competição. O trio formado pelo ala-pivô Lucas Dias (17.9 PTS, 8.1 REB), o pivô Lucas Mariano (15.5 PTS) e o ala-armador David Jackson (15.1 PTS), é o mais letal do torneio. Sem deixar de lado o trabalho do ala Georginho De Paula, que é a peça-chave para a engrenagem funcionar, graças a sua produção no ataque, defesa e armação (14.0 PTS, 8.4 REB, 5.1 AST).

Quimsa tem razões para se animar, isso porque tem de volta boa parte da base de sua equipe que foi campeã na Temporada 1 (2019-20). Os jogadores que disputaram aquele memorável título são os alas Brandon Robinson e Fabián Ramírez Barrios, o armador Franco Baralle e o ala-armador Mauro Cosolito. Todos seguem sendo indispensáveis no esquema do novo treinador Leandro Ramella. Robinson é um dos maiores cestinhas da competição, com 20.6 pontos por jogo, e Baralle está, talvez, no melhor momento de sua carreira (13.3 PTS, 45.3% nos 3PTS). Também é preciso mencionar o pivô Eric Anderson Jr., que é a alma da defesa com seus 6.6 rebotes, 2.0 tocos e 1.1 roubo por partida.

Eles disseram:

“Quimsa é uma equipe que tem uma grande história e tradição no continente. Tem jogadores muito talentosos. Será um grande duelo. Temos que melhorar nossa consistência na defesa porque nem todos os dias teremos um ataque inspirado. Devemos tratar de ganhar com um maior esforço defensivo”, Georginho De Paula - Ala do Sesi Franca

“Sabemos da qualidade de Franca, mas também sabemos que nós temos o que é nosso. Contra os times do Brasil, temos que dominar muitos aspectos do jogo. Eles têm muitos jogadores altos, pivôs que arremessam de fora. Nós temos que neutralizar essas coisas, se o fizermos, creio que nos tornamos competitivos e depois, por ser apenas uma partida, podemos fazer com que o jogo venha para nós”, Mauro Cosolito - Ala-armador de Quimsa

Fonte: FIBA

« Voltar