Comissão do Senado aprova projeto da nova Lei Geral do Esporte


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Acaba de ser aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal o Projeto de Lei nº 1.825/22 que institui a nova Lei Geral do Esporte (LGE). Agora o PL segue para votação no Plenário do Senado e, em caso de aprovação, seguirá para sanção presidencial.

O PL sugere um novo marco regulatório para o Esporte no Brasil, com a revogação de diversas leis como a Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998), o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671, de 2003), a Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438, de 2006) e a Lei do Bolsa-Atleta (Lei 10.891, de 2004), e a respectiva criação de novos aspectos regidos por estas antigas leis.

 

A importância da FENACLUBES e do CBC neste PL

Em outubro de 2015 o ato nº 39 do então presidente do Senado Federal Renan Calheiros determinou a criação de uma Comissão de Juristas para a elaboração do Anteprojeto da Nova Lei Geral do Esporte com objetivo de dispor sobre o Sistema Nacional do Esporte, a Ordem Econômica Esportiva, a Integridade Esportiva, o Plano Nacional para a Cultura de Paz no Esporte.

O presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, Arialdo Boscolo, participou, ao todo, de 11 reuniões desta Comissão, trabalhando ativamente pela elaboração de um texto favorável ao segmento clubístico e à formação de atletas em nosso país.

O texto final do Anteprojeto, apresentado no final de 2016, serviu como base para o PL que acaba de ser aprovado. “Tive a honra de, juntamente com o Dr. Wladimyr Camargos, fazer a entrega do texto final na residência oficial da presidência do Senado Federal e, posteriormente, de participar da solenidade no plenário do Senado Federal”,

O Projeto de Lei tramitou pelo Senado Federal com o número 68/2017 e, ao tramitar pela Câmara Federal, recebeu o número 1.825/22.

Também valem destaque os importantes trabalhos do Dr. Wladimyr Camargos, relator da Comissão de Juristas que elaborou o Anteprojeto, bem como do Deputado Federal Felipe Carreiras e da Senadora Leila Barros que foram relatores do Projeto de Lei na Câmara e no Senado respectivamente.

“A aprovação de hoje reforça o brilhante trabalho executado pelos juristas e representa uma vitória do Esporte e de todo nosso segmento”, concluiu Boscolo.

A FENACLUBES seguirá ativa como sempre no Legislativo Nacional, acompanhando tramitações e discussões de interesse e informando seus desdobramentos a todo nosso segmento.

Fonte: Assessoria CBC

« Voltar