Área técnica e de marketing da CBB participam de Seminário do CBC em São Paulo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) realiza desde o último dia 3 de dezembro o V Seminário Nacional de Formação Esportiva. E a Confederação Brasileira de Basketball está presente. Parceira do CBC, a CBB está em Campinas, São Paulo, com o coordenador técnico Alex Oliveira e a coordenadora de marketing, Letícia Larangeira. A dupla participa adquirindo conhecimento, entendendo os novos processos do Comitê Brasileiro de Clubes, e também repassando informações e debatendo o calendário dos torneios de base em conjunto.


Letícia Larangeira e Alex Oliveira representam a CBB no Seminário. Foto: Divulgação/CBB.jpg

- É importante a participação. Tive a oportunidade de representar a CBB nas nossas reuniões, e também da parte técnica, falando do calendário 2020. Sem dúvida é o momento ápice da formatação de calendário, de decidir competições. Tivemos oportunidade de conhecer ferramentas de mídia, uma delas voltada para pesquisa. Fomos muito bem votados aqui como esporte coletivo, com 25% da preferência de quem vai jogar esporte coletivo. Foi importante demais. Esse network que o CBC faz não tem preço. E dá espaço para que possamos mostrar nosso trabalho. Conseguimos colocar o 3x3, e o sub-13 para o próximo ano. Além disso lançamos o sub-23 masculino. Mais à frente, vamos ajustar tudo para realizar a Liga de Desenvolvimento Feminina, em parceria com a LBF, que esteve presente no evento com o Cláudio Cordeiro - citou Alex Oliveira, da área técnica da CBB.

O evento conta com a presença do Secretário Especial do Esporte, General Décio Brasil, e do Presidente do CBC, Jair Alfredo Pereira. Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons também participou, assim como a nova Secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luísa Parente, e o ex-jogador de vôlei Emanuel Rego, hoje Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento - SNEAR.

O Seminário tem como tema principal "Planejando o Ciclo Olímpico e Paralímpico 2020-2024". E o objetivo é definir Calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI para 2020 e também vai debater o Plano de Ação do CBC para o novo Ciclo Olímpico e Paralímpico 2020-2024 envolvendo os três eixos que sustentam a Política de Formação: Aquisição de Equipamentos e Materiais Esportivos; Viabilização de Equipes Técnicas Multidisciplinares; e Participação em Competições.

- A minha parte ficou um pouco separada do Alex, foram palestras voltadas para comunicação e marketing, foco nos clubes. Mas também foi apresentado o novo manual de identidade da CBC, padronizando logomarca, aplicações, peças publicitárias que vão constar nas competições de base interclubes. Falamos muito sobre comunicação, redes sociais, a importância das associações falarem a língua do seu público alvo. Da comunicação efetiva para engajamento e criação de identidade. Foram uma série de palestras sobre isso, com Flamengo, confederações. Foi bem produtivo - explicou Letícia Larangeira, coordenadora de marketing da CBB.

« Voltar