Com 26 torneios, CBB divulga o calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base para 2020


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Nunca se jogou tanto basquete na base no Brasil. Se em 2019 a Confederação Brasileira de Basketball fechou o ano com 10 Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, para 2020 a ação será ainda maior. Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a CBB anuncia a realização de 26 competições, de março a novembro, quando mais de dois mil atletas, do sub-12 ao sub-23, estarão em ação por todo o Brasil. Em congresso do CBC, o basquete ainda venceu a enquete sobre o interesse do público e dos clubes entre esportes coletivos, com 25%.


Foto: Divulgação/Praia Clube.jpg

- Essa parceria que se iniciou em 2017, é fundamental para o desenvolvimento do basquete de base brasileiro. Ao final do primeiro ano, em torno de 1.400 crianças puderam participar de dez torneios a nível nacional. Esses torneios evoluíram em 2018 e 2019, e agora em 2020 vão culminar na realização de 26 torneios de 5x5 e 3x3, para um número entre 2.500 e 3 mil atletas. É realmente a retomada dos campeonatos de base no país - disse o secretário geral da CBB.

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DA BASE PARA 2020

A formatação do calendário 2020 aconteceu durante o V Seminário Nacional de Formação Esportiva, realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes em Campinas, São Paulo, com a participação da área técnica e de marketing da CBB, Governo Federal e outros players esportivos.

Além do crescimento de mais de 100% no número total de torneios, para 2020 foram incorporados seis disputas do basquete 3x3 masculino e feminino, nova modalidade olímpica, além de competições sub-13 no feminino e masculino e sub-23 no masculino e feminino. O sub-23 feminino, será feito em parceria com a Liga de Basquete Feminino (LBF). Alguns dos torneios serão disputados em etapas. Outros, serão em etapa única.


Foto: Divulgação/Praia Clube.jpg

O número de campeonatos reforça a parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes e a Confederação Brasileira de Basketball. A CBB entra com toda a parte de layout das quadras, estrutura de tecnologia, softwares de estatísticas e súmulas eletrônicas, arbitragem e treinamento de árbitros, capacitação dos profissionais dos clubes, entre outras questões de logística. Também é responsável por divulgação e toda parte técnica dos campeonatos, desde congressos técnicos, boletim de informação e montagem de tabela.

- Definimos no seminário da CBC o calendário 2020, com algumas novidades. Na categoria sub-14 e sub-16 masculina, do 5x5, foi criada a Série Ouro e Prata, o ranking será divulgado em breve. Tivemos a introdução do 3x3, com o nosso coordenador Francisco Oliveira, que irá divulgar em breve o formato da competição. E tivemos o retorno do campeonato sub-13 masculino e feminino e a criação do sub-23 masculino e feminino. Mais uma vez eu agradeço ao Comitê Brasileiro de Clubes pela parceria com o basquete nacional e a CBB - disse Alex Oliveira, da coordenador da área técnica da CBB.

O calendário começa no Instituto Vitaliza, em Pernambuco, de 4 a 9 de março, com o basquete 3x3 masculino nas categorias 12 a 14 anos, 15 a 17 e 18 a 23. Depois, de 7 a 15 de março, o Praia Clube, em Uberlândia, vai receber o Brasileiro Sub-21 masculino de 5x5. O mês termina com o 3x3 novamente no Instituto Vitaliza, com as mesmas categorias, mas no naipe feminino.


Foto: Divulgação.jpg

« Voltar