FIBA 3x3 anuncia grupos da Copa do Mundo 2023


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A FIBA 3x3 anunciou nesta quarta-feira, 8 de março, as chaves da Copa do Mundo da modalidade, entre os dias 30 de maio a 4 de junho, em Viena, na Áustria. A Seleção Brasileira está classificada nos dois naipes após subir ao pódio na AmeriCup 2022.

No feminino, o Brasil está na Chave A ao lado de França, Holanda, Espanha e Áustria. No masculino, também ficamos na Chave A, e teremos pela frente Sérvia, França, Alemanha e Madagascar.

- Chave difícil a beça. Jogamos com a Áustria no último Mundial, vencemos, mas foi um jogo duro. E teremos mais três potenciais mundiais no grupo. Vamos trabalhar muito forte, buscar a melhor versão das nossas atletas para buscar o melhor resultado diante desses rivais. A nossa ideia é buscar uma campanha melhor que no ano passado, apesar das dificuldades - disse Rafaella Bauerfeldt, técnica da Seleção Feminina. 

Serão 40 equipes - 20 por gênero - disputando a oitava edição do evento, onde há um incentivo adicional com os medalhistas garantindo um lugar no Pré-Olímpico de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

- Mais uma vez temos um grupo muito forte e a nossa expectativa é classificar para as quartas de final, ficar entre os oito do mundo, mesmo que passando em terceiro do grupo. No ano passado o grupo se reuniu pela primeira vez para a Copa do Mundo, para aprendizado, e agora a gente mira algo mais alto. Depois, temos a AmeriCup no fim do ano, nosso maior objetivo, e queremos nos classificar para o Pré-Olímpico- disse Luca Carvalho, treinador da Seleção Masculina. 

Pelo formato de disputa, o primeiro colocado passa direto para as quartas de final. E segundo e terceiro vão para as oitavas. Quarto e quinto de cada chave estão eliminados.

Emocionante, urbano e inovador, o 3x3 é inspirado em diversas formas de streetball praticadas mundialmente e é considerado o esporte coletivo urbano número um do mundo. Dirigido pela Fiba, os jogos mostram duas equipes de três jogadores se enfrentando em uma meia quadra de basquete.

Foi disputado com sucesso pela primeira vez em competição internacional nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010 em Cingapura e, desde então, beneficiou-se do lançamento de um circuito profissional anual para homens e mulheres (World Tour e Women's Series, respectivamente) e competições de seleções nacionais.

O 3x3 fez sua estreia olímpica nos Jogos de Tóquio 2020.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar