7 mil dias: livro conta a saga da retomada do basquete de Santa Cruz do Sul


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Santa Cruz do Sul respira basquete. A cidade gaúcha conquistou o título brasileiro de 1994 com o 'Corinthians do Ary Vidal', ficou 19 anos fora da primeira divisão do basquete nacional e retornou nos últimos anos.

Escrito por Guilherme Mazui Roesler e lançado em fevereiro, durante a última janela das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023, o livro '7 mil dias', do jornalista Guilherme Mazui Roesler, traz dados e informações de uma história de torcedores que deixaram as arquibancadas para reconstruírem o time da cidade.

- O livro também mostra a dificuldade que é viabilizar o esporte profissional no interior do país, a batalha para reabrir uma equipe de alto rendimento, para reunir patrocinadores”, diz o jornalista.

- Uma vez campeão brasileiro e duas vezes vice (1996 e 1997), o Corinthians fechou a equipe adulta nos anos 2000, mas Santa Cruz nunca deixou de gostar de basquete. Manteve a formação de atletas, tem liga municipal e tentou seguidas vezes o retorno. Ficou no imaginário do torcedor o ritual de filas para entrar no ginásio e assistir a jogadores de seleção e norte-americanos em partidas disputadíssimas. Para uma comunidade vocacionada ao basquete, foi doloroso viver somente de saudades -, acrescenta o autor.

Guilherme, em 2019, também lançou Corinthians do Ary Vidal, livro que recuperou a trajetória da Pitt/Corinthians no título brasileiro de 1994.

>> Como adquirir
O livro será disponibilizado sem custos uma versão especial, em PDF, com fotos extras. Interessados no livro podem fazer contato pelo Instagram do autor: @guilhermemazui.

« Voltar