Valorização da base e do atleta nacional: por dentro do Brasileirão 2023 de basquete masculino


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A bola sobe no próximo sábado para o Campeonato Brasileiro adulto masculino de basquete 2023. Basket Osasco e AZ Araraquara se enfrentam no Ginásio Geodésico, em Osasco, às 16h, com transmissão ao vivo da CBB no seu Youtube. E quando o torneio começar, teremos em ação 100% de atletas nascidos no país. Além disso, visando trabalhar fortemente a renovação da modalidade, os dez times em ação terão que contar com atletas recém-saídos das categorias de base.

Para o Brasileirão 2023, a cada rodada, os times terão que relacionar entre os 12 jogadores, um sub-23 e dois sub-20. Ou seja, 25% dos atletas relacionados para o jogo terão 23 anos ou menos. A ideia é dar cada vez mais espaço para jovens que "estouram" a idade nas categorias de base e precisam seguir se desenvolvendo, já que a maturação no basquete chega mais tarde.

Além disso, para a edição 2023, o campeonato não terá jogadores estrangeiros. Apenas brasileiros poderão jogar a competição, dando um viés de valorização ao basquete nacional, visto que o torneio não é a divisão de elite e sim de desenvolvimento no alto rendimento.

Para 2023, outra mudança. Nos dois últimos anos, o Brasileirão foi jogado no formato de bolhas devido à pandemia da Covid-19. Com a regressão da doença e a pedido dos clubes, a fórmula de disputa foi alterada, com os clubes jogando em suas casas, trazendo o basquete de volta para as cidades e diversos ginásios do país.

A alteração foi tratada com seriedade pela direção técnica da CBB, uma vez que a mexida amplia o orçamento necessário para a disputa do Brasileirão. Por isso, a validação de documentos financeiros foi repaginada, fazendo com que o número de times chegasse a 10. Equipes que estiveram no Brasileirão anteriormente e não disputarão a competição seguem em ação, seja nos Estaduais, Regionais ou Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, inclusive o sub-19.

Brasileirão 2023

O Campeonato Brasileiro Adulto masculino 2023 terá 10 equipes nas Conferências Cadum e Chuí. O torneio de fomento ao alto rendimento contará com Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro Basquete-MG, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.

Pelo novo formato de disputa, as equipes jogarão dentro das suas conferências, com as quatro primeiras se classificando para o Playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º x 4º e 2º x 3º. Com os quatro classificados, teremos o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha.

A tabela completa está disponível no site do Brasileirão. Confira abaixo as primeiras partidas:

4 de março
16h - Basket Osasco x AZ Araraquara - Ginásio Geodésico

5 de março
11h - Praia Clube/Gabarito x Cruzeiro Basquete - Ginásio G3
16h - Liga Sorocabana x Basquete Pinda - Ginásio Gualberto Moreira

7 de março
19h - AZ Araraquara x Vitória - Gigantão

8 de março
19h30 - Brusque x Blumenau - Arena Brusque

9 de março
19h - Basquete Osasco x Vitória - Geodésico

10 de março
19h - Basquete Santos/Bluemed/Fupes x Liga Sorocabana - Arena Santos

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar