Por onde anda: Pipoka relembra carreira na Seleção e fala de projetos pós-carreira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


 

Ex-pivô da Seleção, João José Vianna, o Pipoka, ganhou destaque na década de 90 e faz parte da história do basquete nacional. Leva em seu currículo a conquista do Pan de 1987, a experiência na NBA e a passagem pelos clubes do Monte Líbano, Sírio Libanês, Campinas, Maratonistas de Coamo, Palmeiras, União Corinthians, Mogi, Flamengo, Araraquara e Brasília.

A carreira fora das quadras começou aos 43 anos quando entrou para a vida acadêmica, dando aula no curso de Educação Física. Pipoka também coordenou os cursos de Educação Física e Fisioterapia na UniLS, em Brasília, e atuou por 5 anos na Secretaria de Esportes do DF, trabalhando com a implantação e desenvolvimento dos Centros Olímpicos e Paralímpicos.

Hoje, professor universitário no curso de Educação Física no UniProjeção, o ex-jogador relembrou momentos no esporte.

- A saudade dos tempos de basquete profissional é imensa, mas superável. Saber que com o passar dos anos a seu desempenho vai decaindo te faz perder o fôlego. Por isso, a saudade é superável pra mim. A sensação de não ser mais capaz de fazer aquilo que no auge você fazia é terrível. Por conta disso gosto de preservar a memória do Pipoka nos bons tempos de seleção e NBA - falou Pipoka que o início dos anos 90, se tornou o segundo brasileiro a atuar na NBA.

O ex-jogador aproveitou para parabenizar o momento da seleção brasileira.

- Tenho acompanhado nossas seleções e com um prazer muito grande. Voltamos a estar no mais alto patamar desde a base. Recentemente acompanhei com o nosso presidente a final, na Argentina, o título na categoria sub-15. Sinal claro que nossa reserva de bons atletas está sendo recuperada. Vejo com bons olhos o nosso futuro. Treinadores jovens motivados e muito capazes para encarar esse desafio de recolocar o Brasil de volta a estar entre as grandes seleções do mundo, seja nas Olimpíadas, seja no Mundial – finalizou.

« Voltar