FIBA cria guia para retorno gradual ao basquete


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Federação Internacional de Basquete (FIBA) publicou nesta terça-feira, 26 de maio, um guia com orientações para o retorno gradual à prática do basquete. O documento, em inglês, francês e espanhol, encontra-se disponível no site da entidade . Um Manual de Risco, presente , também foi elaborado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Foto: Divulgação.jpg

As diretrizes da FIBA, publicadas em inglês, francês e espanhol, destinam-se principalmente às federações nacionais que buscam orientação e conselhos sobre o reinício das atividades e competições de basquete, com a grande maioria no mundo interrompida em meados de março devido à pandemia da COVID-19. As diretrizes e a ferramenta de avaliação de risco servirão como uma lista de verificação para garantir que quaisquer decisões sobre eventos de basquete sejam baseadas em uma avaliação de riscos e na melhor chance de um reinício bem-sucedido.

Esta publicação não pretende substituir as orientações e restrições de governos e autoridades de saúde pública. A ferramenta de avaliação de riscos é um documento ativo e será atualizado regularmente.

O Grupo Consultivo Médico FIBA ??COVID-19 foi criado em abril, com o objetivo de revisar os mais recentes conhecimentos científicos sobre a COVID-19 e aconselhar sobre o retorno de competições internacionais de basquete. Os membros desse grupo consultivo especial incluem o presidente e o vice-presidente da Comissão Médica da FIBA, o diretor de medicina esportiva da NBA, o consultor sênior do diretor executivo da Organização Mundial da Saúde, um professor de medicina da Universidade de Melbourne especializado em imunologia e pesquisa de vacinas, e, como observador, o diretor médico do COI.

« Voltar