Brasil encara os Estados Unidos em Washington pelas Eliminatórias


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Foco de volta nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2023. Após o vice-campeonato da AmeriCup, a Seleção Brasileira de basquete masculina retorna à quadra para a quinta janela do torneio que distribui sete vagas para as Américas no torneio que acontecem no Japão, Indonésia e Filipinas. O primeiro encontro será nesta sexta, às 18h, contra os Estados Unidos, em Washington DC. Depois, na madrugada de segunda para terça, às 0h30, em Chihuahua, é a vez de pegar o México. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo na ESPN. 

- É uma janela fundamental para a nossa busca por uma vaga no Mundial e vamos trabalhar para manter o bom momento da AmeriCup, quando crescemos jogo a jogo na competição, melhorando principalmente, no jogo coletivo. Estados Unidos e México são rivais duríssimos, mas acredito na força do nosso grupo - disse o técnico Gustavo De Conti.

No momento, o Brasil é o segundo colocado em seu grupo, com cinco vitórias e três derrotas. A liderança é dos EUA com sete vitórias e uma derrota. México e Uruguai vem na sequência com campanha igual a do Brasil. No outro grupo, Canadá, Venezuela e Argentina são os três primeiros colocados. Ao fim da etapa de classificação, os três melhores de cada grupo, mais o melhor quarto, vão para o Mundial.

- Jogo muito importante para a nossa busca pela classificação, assim como o duelo contra o México. Sabemos que é um duelo difícil, na casa deles, mas temos um time que se conhece muito mais, que joga há mais tempo junto e que isso pode ajudar bastante - disse o armador e capitão Marcelo Huertas. 

No último treino antes da partida, nesta quinta, o time recebeu a visita de Tiago Splitter e Anderson Varejão. Tiago faz parte das comissões técnicas da Seleção, mas não pode ficar com o time por compromissos com a NBA. Mesmo assim, veio para a última atividade. Já Varejão, que por mais de 20 anos defendeu o Brasil, saiu de Cleveland para assistir o confronto. 

- Jogar pela Seleção é um privilégio, e eles sabem disso. Fico feliz em estar no ambiente, com eles, e reforçar isso para cada um. É um momento importante nas Eliminatórias e o grupo está confiante - contou Splitter.

Após esses confrontos, o Brasil fecha as Eliminatórias em casa diante de Porto Rico e Estados Unidos, em fevereiro do próximo ano, em locais que ainda serão definidos pela CBB.

Confira os convocados

Armadores
Marcelo Huertas - Lenovo Tenerife-ESP
Yago - Ratiopharm Ulm-ALE

Alas/Armadores
Georginho - SESI Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP
Gui Deodato - Flamengo

Alas
Rafael Mineiro - Flamengo
Léo Meindl - U Banca-ROM

Alas/pivôs
Lucas Dias - SESI Franca
Tim Soares - Sydney Kings-AUS
Bruno Caboclo - Capitanes-MEX

Pivôs
Lucas Mariano - SESI Franca
Cristiano Felício - Granada-ESP

Comissão Técnica

Diretor Executivo - Marcelo Sousa
Diretor Técnico - Diego Jeleilate
Gerente Administrativo - Bruno Valentin
Técnico - Gustavo De Conti
Auxiliares - Helinho Garcia e Vitor Galvani
Diretor Dep. Saúde - Carlos Andreoli
Chefe da Fisioterapia - Felipe Tadiello
Preparador Físico - Bruno Nicolaci
Médico - Paulo Szeles
Fisioterapeuta - Rafael Plein
Nutricionista - Denise Silva
Massoterapeuta - PH Pereira
Gerente de Comunicação - Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar