Planejamento Esportivo foi o tema principal do segundo dia de atividades do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A terça-feira (1/11) era um dos dias mais esperados do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com a Confederação Nacional de Clubes-FENACLUBES e que integra a 2ª Semana Nacional dos Clubes.

Abrindo os trabalhos, uma sintetizada apresentação do Vice-Presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz. Em seguida, o Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, apresentou aos participantes os números atualizados do CBC e projetou que até o final deste ano, a entidade deverá ter ao menos, um Clube por estado integrado, completando assim a Rede Nacional dos Clubes Formadores.

Arialdo Boscolo foi mais longe e fez projeções também para o ano que vem. “Tenho certeza de que no ano que vem vamos dobrar o número de Clubes integrados ao CBC. Isso fará com que a gente inspire muitos Clubes, que com muita vontade e determinação, poderão também buscar suas certificações”, finalizou.

A palestra seguinte foi do Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico do Brasil-COB, Kenji Saito, que apresentou como temas principais a preparação brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e o que o Comitê vem fazendo para aumentar o número de medalhas conquistas por nosso país em relação à última edição de Jogos Olímpicos.

Kenji também destacou a importância do CBC e dos Clubes na Formação dos Atletas. De acordo com o diretor do COB, somente a união de forças transformará o Brasil em uma potência mundial nos esportes olímpicos. “Temos no COB o projeto de Desenvolvimento de Campeões, mas é um projeto que somente funciona se houver uma parceria envolvendo vocês, Clubes, Confederações e Ligas Nacionais Esportivas, COB e governo federal, além do CBC. Se todos estiverem cada vez mais fortes, com o apoio do CBC, seremos uma potência olímpica e com resultados cada vez melhores em todas as competições”, finalizou.

Outro momento muito esperado foi a mesa redonda. Além do tema também relacionado ao Planejamento Esportivo e Formação de Atletas em Confederações Esportivas e Clubes, a atividade trouxe para a frente dos participantes um time de expressão. André Heller, campeão olímpico no Voleibol, foi o mediador da mesa redonda e abriu a atividade falando da importância de um Clube na vida dele. “Hoje sou um ex-atleta campeão olímpico, mas não posso deixar de falar que foi um Clube que me aceitou e me acolheu lá no meu começo. Não fui aceito no time da escola, mas fui bem recebido no Clube que eu comecei e por isso sou grato a todos vocês por isso”.

Paula, a “Magic Paula”, representando a Confederação Brasileira de Basketball-CBB, Geraldo Campestrini, representando a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa-CBTM e Marcelo Theotônio da Silva, como o representante da Confederação Brasileira de Judô-CBJ, falaram das experiências de cada uma de suas entidades, sobre o trabalho na Formação de Atletas e das respectivas parcerias com o CBC.

O presidente do Praia Clube, um dos maiores Clubes de Minas Gerais/MG e do país, Carlos Augusto Ferreira Braga, explicou sobre o trabalho da entidade no esporte e da importância do Planejamento e da responsabilidade de se fazer projetos com os parceiros certos. O exemplo dado pelo presidente “Guto Braga” foi o projeto de Vôlei de Praia que o Clube vem desenvolvendo e já colhendo excelentes resultados. “Por que nós temos hoje o Vôlei de Praia? Porque temos um parceiro chamado Comitê Brasileiro de Clubes. As possibilidades existem, mas temos que fazer projetos sérios e responsáveis e correr atrás de parcerias como esta que o Praia Clube-MG tem com o CBC”, completou.

Outras atividades

O dia estava apenas na metade e ainda tinha muito conteúdo pela frente. O período da tarde começou com uma palestra sensacional do técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino e do Barueri Volleyball Club, José Roberto Guimarães. Mais detalhes da palestra podem ser conferidos na matéria também publicada no site.

Em seguida, os participantes integraram a “Oficina de Planejamento dos Clubes alinhado à estratégia do CBC”. O trabalho foi coordenado pelo Prof. José Finocchio Júnior, autor da Metodologia PM Canvas, com apoio dos Gerentes Esportivos do CBC. Inicialmente foi apresentado como o Clube pode elaborar o Mapa Estratégico e na sequência, uma matriz foi disponibilizada para a realização do trabalho prático em Clubes Monoesportivos e Multiesportivos. Foram constituídos 44 grupos, com Clubes Vinculados, Filiados Primários e Plenos, que tiveram a oportunidade de exercitar um planejamento estratégico a partir dos objetivos do CBC.

oficinas

O dia foi encerrado com a realização de um grande show da Banda Magnum Rock Machine que fez com que os participantes pudessem renovar as energias para mais um dia de atividades.

Fonte: Assessoria CBC

« Voltar