Presidente do COB participa da Assembleia Geral da ANOC


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, esteve em Seul, capital da Coreia do Sul, para a XXVI Assembleia Geral da ANOC (Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais – CONs).  O encontro, que durou três dias, também reuniu outros 187 representantes dos Comitês e mais 16 que compareceram de forma on-line. A medalhista olímpica e gestora esportiva do COB, Natália Falavigna, além do membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, também foram convidados a participar da assembleia. 

No primeiro dia do evento, que contou ainda com a presença do presidente da Coreia, Yoon Suk-yeol; do presidente do COI, Thomas Bach; e representantes de Federações Internacionais e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, foi transmitida uma mensagem de solidariedade e unidade a todos os envolvidos.  

“Neste verdadeiro espírito olímpico de solidariedade e paz, convido todos vocês a darem as mãos, a permanecerem unidos com confiança uns nos outros, como temos feito tão bem nos últimos anos. Não vamos dividir nosso precioso Movimento Olímpico. Percorramos juntos este caminho de unidade e paz. Vamos juntos cumprir nossa missão olímpica”, disse Thomas Bach.

A Assembleia Geral ouviu uma lista de intervenções importantes e construtivas dos CONs. Neste sentido, a ANOC reforçou seu apoio às recomendações do COI sobre a Rússia e a Bielorrússia e expressou seu apoio à comunidade olímpica na Ucrânia.

Durante o encontro houve uma série de relatórios importantes, incluindo sobre os Jogos Mundiais de Praia Bali 2023, o Programa de Acelerador Digital da ANOC, o Projeto de Perfil do CON e o Plano de Sustentabilidade da ANOC, além de homenagens aos melhores atletas de Pequim 2022. Ainda na assembleia Robin Mitchell foi eleito presidente da ANOC para o mandato de 2022-2026 e H.E. Sheikh Joaan bin Hamad Al-Thani como vice-presidente sênior para o mesmo período. 

Ao final dos três dias de atividades, Paulo Wanderley avaliou positivamente a assembleia. 

“Os Comitês Olímpicos Nacionais são um pilar fundamental no suporte ao atleta, promoção e desenvolvimento do esporte de alto rendimento. Reunir representantes de todas as partes do mundo nessa assembleia, onde tivemos a oportunidade de ouvir, aprender e trocarmos ideias com pessoas de visões e culturas diferentes, fortalece o nosso trabalho, assim como todo o Movimento Olímpico”, finalizou o presidente do COB. 

Fonte: Assessoria COB

« Voltar