Aniversariante, Amaury lembra final da Taça Brasil contra o Botafogo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Amaury Pasos, duas vezes MVP de Mundiais FIBA, inclusive o único homem a conseguir tal feito, completa 84 anos nesta quarta-feira, 11 de dezembro. Um monstro sagrado do basquete brasileiro, Amaury estava na final da Taça Brasil de Clubes, em 1967, quando Botafogo venceu o Corinthians e conquistou o troféu. Hoje finalistas da Liga Sul-Americana, o Timão e o Alvinegro Carioca ficaram todos esses anos sem se encontrarem em uma decisão desse tamanho.


Foto: Reprodução.jpg

E se conquistou duas medalhas olímpicas além de mundiais, Amaury é a prova viva de que até os craques erram. Naquela decisão no Ginásio do Tijuca lotado, no Rio de Janeiro, ele acabou tendo um papel fundamental para a vitória do Botafogo.

Ubiratan e Cianela haviam sido expulsos por brigarem. E o Botafogo vencia o jogo. No último lance, já com o cronômetro zerado, Amaury sofreu falta e teve dois lances livres. Era a chance de empatar a partida e levar para a prorrogação. Mas o craque acabou falhando. E o Botafogo foi campeão.


Foto: Amaury na época de treinador.jpg

- Perdemos aquele jogo. Uma das raras derrotas nossas. Com relação a isso, foi falha minha. Errei um dos lances livres do jogo, já com o cronômetro encerrado. E perdemos por um ponto. Acontece... - lembrou Amaury.

Nesta quinta-feira, às 20h40, no Ginásio Wlamir Marques, Botafogo e Corinthians se reencontram para o jogo 2 da final da Liga Sul-Americana. O Corinthians vence por 1 a 0 após triunfar no Rio de Janeiro por 88 a 74. Se vencer de novo, fica com o título. Do contrário, teremos o jogo 3 na sexta-feira, dia 13, às 21h30, novamente no Ginásio Wlamir Marques.

« Voltar