Laís Elena é homenageada no Brasileiro feminino 2022 com troféu de melhor técnica


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Uma das maiores jogadoras que o Brasil conheceu e também entre as maiores técnicas da história do basquete brasileiro, ‘Laís Elena Aranha da Silva’, será uma das homenageadas no Campeonato Brasileiro sub- 23 Feminino 2022. A ex-jogadora, ex-técnica e dirigente do basquete andreense, que faleceu em 2019, dará nome ao troféu que será entregue ao melhor treinador ou treinadora do torneio que começa no dia 16 de outubro, com a etapa inicial em Recife.

- Laís quebrou vários paradigmas como atleta e como técnica. Ela teve uma contribuição dupla. Uma pessoa que sempre amou o basquete, e viveu para a modalidade. Fez história em Santo André, uma cidade que respira o basquete com influência total da nossa querida Laís. Infelizmente perdemos uma grande apaixonada e colaboradora no basquete nacional - disse a vice-presidente da CBB, Magic Paula.

Natural de Garça, São Paulo, Laís obteve conquistas importantes com a camisa da Seleção Brasileira: cinco vezes campeã Sul-americana (1965, 1967, 1968, 1970 e 1974) e duas vezes medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos (1967 e 1971). Em Campeonato Mundial, subiu ao pódio com o terceiro lugar em 1971, no Brasil, seguido pela quinta colocação no Peru, em 1964.

Depois de se aposentar, Laís Elena dirigiu por um período de 40 temporadas os times adulto e de base de Santo André. Entre as principais conquistas como técnica, se destacam o título da primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2011, o Campeonato Nacional de 1999 e o Campeonato Paulista de 1995.

Brasileiro feminino

Em sua segunda edição, o torneio terá a participação de 11 equipes, que serão divididas em duas conferências na primeira fase, com as quatro melhores avançando ao Final Four ao fim da etapa de classificação.

O Brasileiro Feminino terá a participação de Sport Recife-PE, Bradesco Esportes e Educação-SP, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN e São José Desportivo-SP na Conferência Suzete. Cerrado-DF, Basquete Joinville-SC, Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, Basquete Pinda-SP e Foz Basquete-PR fecham a Conferência Simone Bighetti.

Em 2022, as sedes foram mantidas, com Recife e São José dos Pinhais recebendo as partidas. A capital de Pernambuco, como Sport Recife como anfitrião, recebe o turno, de 16 a 22 de outubro, enquanto os paranaenses, com o São José dos Pinhais/Guaxo de mandante, serão sede do returno e do Final Four logo na sequência, entre 28 de novembro a 8 de dezembro.

Pelo regulamento, os times manterão a base de atletas sub-23, mas tendo a possibilidade, caso queiram, de inscreverem duas atletas com até 25 anos. Para quem jogou a LBF, não houve mudança, com a obrigatoriedade de atletas apenas dentro da categoria.

No turno, as equipes se enfrentam entre as conferências, e no returno jogam dentro das próprias conferências. A classificação geral de 1 a 11 definirá os quatro classificados para o Final Four em São José dos Pinhais-PR.

Transmissão e tabela de jogos

Em breve, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar as informações sobre transmissão das partidas e também a tabela completa do torneio que terá sua primeira rodada em 16 de outubro, no Ginásio do Sport, na Ilha do Retiro com cinco jogos.

Primeira rodada

16 de outubro, domingo

10h - Bradesco Esporte e Educação (SP) x Cerrado Basquete (DF) 

13h30 - ADRM Maringá (PR) x Instituto Vitaliza (PE)
15h30 - Aeroclube (RN) x Foz Basquete (PR)
17h30 - São Joé Desportivo (SP) x Basquete Pinda (SP)
19h30 - Sport Club do Recife (PE) x Basquete Joinville (SC)

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar