Hortência dá nome ao troféu de MVP do Brasileiro feminino de basquete em 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Campeonato Brasileiro Feminino sub-23 começa em 16 de outubro, com a etapa inicial em Recife. E quem levar para casa o troféu de MVP ficará com um pedacinho da história. É que em 2022 a homenageada com o nome da premiação é a Rainha Hortência, uma das maiores atletas da história do esporte brasileiro. A cada partida do torneio, que terá 65 jogos, a melhor jogadora em quadra ficará com o Troféu Hortência Marcari.

- Dar um título de MVP do jogo com o nome Hortência remete o que foi a carreira dela, que quase todos os jogos em que participava, era a cestinha ou a MVP. Homenagear a Hortência é estar redundante, a gente teria que estar o tempo inteiro homenageando e reverenciando nomes como ela. Estamos homenageando uma geração da passagem de 70, chegando até a nossa, a Hortência representa bem essa transição - disse a vice-presidente da CBB, Magic Paula.

Hortência é de Potirendaba, em São Paulo, e tornou-se uma das maiores atletas da história. É Hall da Fama da FIBA, do Time Brasil e maior pontuadora da história da Seleção Brasileira feminina. Em 1991, foi campeã do Pan de Havana com o Brasil. Venceu em 1994 o Mundial com a Seleção e em 1996 foi prata na Olimpíada de Atlanta 1996. Disputou cinco Mundiais e duas Olimpíadas.

- Eu fico muito lisonjeada pela homenagem, mas, mais do que isso, é um incentivo que damos para as meninas que estão jogando, ganhar um troféu desses. Eu sei muito bem o que é isso, a sensação que é receber um prêmio como esse. Um incentivo à essa turma que está chegando no basquete feminino, o futuro e o sucesso do nosso esporte, é fundamental. Desejo sucesso ao evento - disse Hortência.

Brasileiro feminino

Em sua segunda edição, o torneio terá a participação de 11 equipes, que serão divididas em duas conferências na primeira fase, com as quatro melhores avançando ao Final Four ao fim da etapa de classificação.

O Brasileiro Feminino terá a participação de Sport Recife-PE, Bradesco Esportes e Educação-SP, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN e São José Desportivo-SP na Conferência Suzete. Cerrado-DF, Basquete Joinville-SC, Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, Basquete Pinda-SP e Foz Basquete-PR fecham a Conferência Simone Bighetti.

Em 2022, as sedes foram mantidas, com Recife e São José dos Pinhais recebendo as partidas. A capital de Pernambuco, como Sport Recife como anfitrião, recebe o turno, de 16 a 22 de outubro, enquanto os paranaenses, com o São José dos Pinhais/Guaxo de mandante, serão sede do returno e do Final Four logo na sequência, entre 28 de novembro a 8 de dezembro.

Pelo regulamento, os times manterão a base de atletas sub-23, mas tendo a possibilidade, caso queiram, de inscreverem duas atletas com até 25 anos. Para quem jogou a LBF, não houve mudança, com a obrigatoriedade de atletas apenas dentro da categoria.

No turno, as equipes se enfrentam entre as conferências, e no returno jogam dentro das próprias conferências. A classificação geral de 1 a 11 definirá os quatro classificados para o Final Four em São José dos Pinhais-PR.

Transmissão e tabela de jogos

Em breve, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar as informações sobre transmissão das partidas e também a tabela completa do torneio que terá sua primeira rodada em 16 de outubro, no Ginásio do Sport, na Ilha do Retiro com cinco jogos.

Primeira rodada

16 de outubro, domingo

10h - Bradesco Esporte e Educação (SP) x Cerrado Basquete (DF) 

13h30 - ADRM Maringá (PR) x Instituto Vitaliza (PE)
15h30 - Aeroclube (RN) x Foz Basquete (PR)
17h30 - São Joé Desportivo (SP) x Basquete Pinda (SP)
19h30 - Sport Club do Recife (PE) x Basquete Joinville (SC)

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar