CBB e CBC se reúnem para alinhamento do planejamento até Paris 2024


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Confederação Brasileira de Basketball e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), se reuniram nesta quinta-feira, 29 de setembro, em Campinas, sede da entidade, para alinhamento e planejamento da sequência do plano de trabalho até Paris 2024. A CBB foi liderada pelo presidente Guy Peixoto Jr, com a participação também do secretário geral Carlos Fontenelle e do coordenador dos torneios CBC dentro da CBB, Alex Oliveira. 

Pelo lado do CBC, estiveram presentes toda a equipe de trabalho, com a participação do presidente do conselho, Arialdo Boscolo, além de Ricardo Avelar, Gianna Lepre, Matheus Silva e Emerson Appel. 

- O CBC é um parceiro fundamental e temos, desde 2017, estabelecido um vínculo que tem trazido resultados e títulos para as nossas seleções de base. Vamos, cada vez mais, estreitar esses laços de cooperação e parceria em prol do basquete nacional - disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr. 

Em pouco mais de cinco anos, CBB e CBC caminham juntos com resultados sólidos. Isso trouxe crescimento e muitos resultados positivos para a modalidade, abrangendo atletas, comissões técnicas, árbitros e até mesmo as Seleções Brasileiras, sempre servidas por atletas que passaram pelos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, os CBIs, em 2022, indo do SUB15 ao SUB23, passando também pelo basquete 3x3.

De 2017 a 2022, CBB e CBC ampliaram para mais de 80 o número de clubes filiados no basquete, um dos maiores índices entre as modalidades, e impactaram o esporte com mais de 1.200 jogos (boa parte deles com transmissão via Streaming nas redes sociais), totalizando mais de 5 mil atletas em ação, 340 equipes e 426 árbitros capacitados e atuando.

Seleções Brasileiras ganham atletas dos CBIs

Além de colocar os jovens para jogar por todo o Brasil, a parceria entre a CBB e o CBC tem dado chance para atletas atuarem nas Seleções Brasileiras. E com resultados muito positivos. De 2017 a 2022, foram 15 competições internacionais das Seleções de base, todas com a participação de atletas que atuaram nos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base. Na soma, de mais de 100 atletas convocados para Sul-Americanos e Copas Américas passaram pelas competições entre CBC e CBB.

Tecnologia a serviço da base

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes, os CBIs, também não deixam nada a desejar quando o assunto é tecnologia e organização com relação aos torneios de alto rendimento. A CBB é responsável por todo o layout da quadra, com plotagem, organização de placas de publicidade e toda parte de design. Além disso, os torneios contam com a tecnologia e-Súmula e o FIBA ORGANIZER.

Todo o campeonato conta com a mesma tecnologia dos torneios adultos do alto rendimento, com e-Súmula, que é uma empresa de tecnologia e gestão do esporte, que atua através de ferramentas eletrônicas que permitem que a súmula seja feita de forma online. Além disso, é possível acompanhar as estatísticas em tempo real, com o FIBA ORGANIZER, vendo o desempenho dos atletas em quadra, suas estatísticas enquanto atuam, gerando um relatório para os técnicos de cada equipe, além de informações do time adversário. Assim, pais e familiares, que não podem assistir ao vivo, acompanham em tempo real seus filhos em quadra por essas estatísticas.

Capacitação para todos

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes de base também fazem a diferença na vida de muitos profissionais. De todas as áreas. Em quatro anos, foram realizadas clínicas, palestras e outras atividades de capacitação. 

Divulgação em massa

Os campeões dos CBIs também ganham toda a publicidade, com divulgação em todas as redes sociais da CBB, CBC e também na mídia esportiva em geral, com divulgação de releases. As equipes recebem troféus e medalhas. Tudo isso para ampliar o desejo dos jovens de um dia chegarem ao alto rendimento.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar