FIBA realiza acampamento de desenvolvimento juvenil durante AmeriCup


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A FIBA Américas, escritório regional da FIBA nas Américas, realizou seu Programa de Desenvolvimento de Jovens (Youth Development Program ou YDP, em inglês) pela primeira vez durante a AmeriCup masculina, em Recife, entre os dias 2 e 4 de setembro. 

Nesse fim de semana, uma clínica realizada pela FIBA, para técnicos brasileiros e um festival de mini basquete com cem crianças locais movimentou a cidade. A organização no Brasil foi de Carlos Oliveira, do staff da CBB nas categorias de base. 

- Estou muito feliz e lisonjeado com essa oportunidade. Queria agradecer a participação da FIBA, do Carlos Alves e A Carol Callan, que novamente estão fazendo essa clínica de desenvolvimento no Brasil. Temos um retrospecto muito positivo, e não tem preço ver o nordeste jogando basquete, tanto quanto meninas e meninos. Estou muito satisfeito com essa grande festa que está acontecendo em Recife - disse o diretor executivo da CBB, Marcelo Sousa.

O evento, que é uma parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), contou com a participação de Andréa Leibovitch, Sports Manager do COB, Lula Ferreira, do Franca, Bruno Porto, CBB e Minas Tênis, Marcelo Sousa, Diretor Executivo CBB, Carlos Alves, Diretor Executivo FIBA Américas, Andreas Zagklis, secretário geral FIBA, Paulinho Villas Boas, staff FIBA, Diego Jeleilate, Diretor Basquete masculino CBB e o técnico americano Scott Fitch.

O evento foi realizado no Colégio Santa Maria, na capital pernambucana. O objetivo do YDP da FIBA é desenvolver jovens talentos, tanto no masculino como no feminino, no melhor nível possível nas Américas, para que eles possam atuar por suas seleções nacionais em breve. 

O acampamento contou com 30 jogadores Sub-15 do Nordeste e Norte do Brasil, todos nascidos entre 2007 e 2008.

O renomado técnico americano Scott Fitch, atual comandante da seleção masculina Sub-17 de seu país, foi um dos responsáveis por ministrar a clínica junto a Bruno Porto, treinador da equipe Sub-15 do Brasil, e outros profissionais da FIBA Américas. 

Além do trabalho com o Sub-17 dos EUA, Fitch é o treinador principal da Fairport High School, em Nova York. Sua experiência no basquetebol americano tem aparecido de diversas formas nos últimos seis anos, além da experiência em quadra e a longa carreira no esporte, também atua conversando com estudantes sobre tópicos como liderança e redes sociais.

Oito eventos do YDP já foram realizados no continente americano previamente ao que acontecerá em Recife.

O YDP tem base em um dos principais lemas da FIBA Américas, cujo programa de desenvolvimento de jovens busca os seguintes objetivos:

•  Procurar e desenvolver os jovens jogadores de elite nas Américas para que melhorem o nível de suas respectivas seleções.

•  Estabelecer um processo para identificar e monitorar jovens talentos na região das Américas em meio à sua evolução e desenvolvimento.

•   Trabalhar junto às federações nacionais e às principais partes interessadas para identificar talentos.

Fonte: FIBA

« Voltar