Campanha reforça importância do Canal de Ouvidoria e Ética do COB


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Cartazes, adesivos e totens espalhados pelo Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, chamam a atenção para o Canal de Ouvidoria e Ética da entidade. Em todo o material é possível encontrar informações sobre como realizar uma denúncia, enviar dúvidas e sugestões por meio do site, aplicativo ou telefone. 

A iniciativa é uma continuação ao pilar de Comunicação do Programa de Compliance de Integridade do COB, que reforça a importância do Canal de Denúncias para todos os envolvidos com o Movimento Olímpico, e contemplará as demais instalações da entidade. 

“Todos os esforços possíveis são feitos para que tenhamos um esporte comprometido com a ética e a transparência. Como entidade também é nosso papel criar uma cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, além de proteger atletas e a todos que se relacionam com o Comitê Olímpico do Brasil”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Desde 2018 o COB oferece a ferramenta do Canal de Ouvidoria e Ética. Presente na página principal do site da entidade, o Canal disponibiliza diversas maneiras de realizar a denúncia: seja por meio do site Contato Seguro ou pelo telefone 0800-512-6666. Todos eles funcionam 24 horas por dia, com ligações gratuitas de qualquer lugar do país. Em caso de missões fora do Brasil, um número 0800 local é disponibilizado.

O Canal de Ouvidoria e Ética acolhe todos os tipos de denúncias, como assédio moral, agressão física, assédio ou abuso sexual; doping; corrupção, fraude ou roubo; manipulação de resultados; conflito de interesses; não cumprimento de políticas e normas internas.  

As queixas registradas no site passam por uma triagem e são encaminhadas para o Compliance Officer ou Comitê de Ética, que realiza uma análise prévia e avalia se é de competência do COB. Este procedimento garante que os denunciados não tenham acesso ao relato. 

“É importante lembrar que todo o processo é independente, sigiloso e imparcial para os públicos interno e externo que possuam algum vínculo com a entidade. Denunciar uma situação ilegal ou imprópria é fundamental para que possamos ter um ambiente saudável e ético”, afirmou Nelson Valsoni, Compliance Officer do COB.

Fonte: Assessoria COB

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